Dicas

10 Dicas de marketing para delivery – Como divulgar seu negócio online

Se você possui uma empresa do ramo de alimentação e oferece o serviço de entrega para os seus clientes, é fundamental fazer a divulgação dessa facilidade. Ainda mais hoje em dia, em tempos de pandemia do coronavírus, quando é grande o número de consumidores que prefere receber o seu produto em casa.
Devido ao custo acessível, à facilidade de fazer uso e os resultados que costumam aparecer com mais rapidez, o marketing online é o principal aliado de uma estratégia de comunicação. E para saber como obter sucesso em pouco tempo, continue lendo este artigo.
Nos tópicos a seguir, confira as 10 dicas de marketing para delivery e como divulgar seu negócio online que separamos para ajudar você a ganhar maior visibilidade junto ao seu público e aumentar a sua conversão de vendas.

• 1 – Conheça o seu público-alvo
• 2 – Crie processos de atendimento
• 3 – Invista no marketing digital
• 4 – Dê atenção às redes sociais
• 5 – Tenha um site bem informativo
• 6 – Promova o engajamento do público
• 7 – Use fotos de qualidade nas mídias
• 8 – Faça anúncios pagos na internet
• 9 – Crie ações para fidelizar clientes
• 10 – Atenda clientes pelo WhatsApp

 

1 – Conheça o seu público-alvo

Entre as dicas de marketing para delivery está conhecer o seu público-alvo. Esse é o passo inicial do trabalho de divulgação online, já que ao reunir as principais informações a respeito dos clientes em potencial do seu negócio é possível criar uma estratégia eficiente de marketing.

Esse conhecimento também pode ajudar com a metodologia que você vai usar para gerenciar o seu delivery. Por isso, faça um levantamento das características mais relevantes do seu público, inclusive, quais são as suas necessidades quando buscam pelo seu produto e pela entrega delivery.

Com esses dados em mãos, é facilitada a tomada de decisões posteriores a respeito da melhor forma de oferecer o seu serviço e atender os clientes.

 

2 – Crie processos de atendimento

Para divulgar o seu negócio online, é importante fornecer com clareza todas as informações relevantes para o público. Para que isso seja feito de modo adequado, antes de tudo é preciso criar processos para realizar o atendimento.

Ou seja, você deve definir quais os bairros que vai atender com delivery e qual vai ser o preço cobrado conforme a região do cliente. Da mesma forma, invista em uma logística assertiva para que as entregas sejam feitas com eficiência, sem que isso impacte excessivamente as suas despesas.

Com os parâmetros definidos, chega a hora de divulgá-los. O mesmo deve ser feito com o seu cardápio, sendo necessário avaliar ainda se tudo o que você vende pode ser entregue ao cliente no formato delivery. Lembre-se que alguns produtos podem exigir embalagens especiais.

 

3 – Invista no Marketing Digital

Para divulgar o seu serviço de delivery, investir no marketing digital é mais uma das dicas fundamentais. Além de anunciar nos canais disponíveis na internet o serviço de entrega, é apropriado publicar demais informações, como preço cobrado, área de atendimento e, é claro, o menu.

Por isso é importante conhecer o seu público e criar processos de atendimento. Desse modo, você consegue optar pelas melhores mídias para promover o seu delivery, que devem ser aquelas que os seus clientes em potencial usam com mais frequência.

Redes sociais, sites, blogs e e-mail são alguns exemplos. Você pode usar todas elas ou focar em apenas uma. Essa escolha depende muito da sua empresa e do seu público consumidor.

 

4 – Dê atenção às redes sociais

Embora seja importante analisar cada situação, em geral, fazer uso das redes sociais para divulgar o seu negócio online é indispensável. Isso acontece porque um grande número de pessoas utiliza esses sites para buscar informações de todos os tipos, inclusive, sobre estabelecimentos com delivery.

Portanto, defina em quais redes sociais vale mais a pena anunciar o seu serviço, crie um perfil profissional, bem como um cronograma de publicações. Existem empresas que substituíram os sites pelas redes sociais e nelas divulgam todas as informações necessárias.

Mas como trata-se de uma rede social, é importante ainda publicar com regularidade posts com conteúdo relevante e de interesse do seu público. Restaurantes podem apresentar o prato do dia, lojas de bebidas podem mostrar produtos e dar dicas de consumo, etc.

 

5 – Tenha um site bem informativo

Outra dica de marketing para delivery é criar um site bastante informativo. Mesmo que nem todas as empresas de alimentação o possuam, continua sendo um meio de comunicação muito eficiente para chegar aos consumidores. Para parte deles, aliás, o site oferece maior credibilidade ao negócio.

Também é uma mídia onde é possível incluir um número maior de informações. De acordo com o perfil do seu público e do seu nicho de mercado, é realmente muito útil.

De todo o modo, nele devem constar as principais informações a respeito de como funciona o delivery, como horários de atendimento, taxas e área de cobertura. No site, você consegue ainda incluir o seu menu completo com fotos e descrições. Pode até mesmo colocar depoimentos dos clientes.

 

6 – Promova o engajamento do público

Quem trabalha no ramo da alimentação e oferece o serviço de delivery deve concordar que a concorrência anda bastante grande. Afinal, devido ao distanciamento social exigido pela pandemia nos últimos tempos, mais empresas passaram a contar com esse tipo de atendimento.

Frente a isso, mais do que investir no marketing para delivery, é necessário que o seu negócio crie outras estratégias para se aproximar do seu público, como promover o seu engajamento. Isso ocorre quando os clientes se comunicam com a empresa e as redes sociais contribuem em muito com esse processo.

Nelas, você pode publicar conteúdos com dicas e informações sobre o seu nicho de atuação. Além disso, é possível contar com um blog, assim, é feita uma chamada para um tema interessante na rede social e o internauta interessado em obter demais informações pode ler o texto na íntegra publicado no blog.

7 – Use fotos de qualidade nas mídias

Para todas as mídias online, mais uma dica de marketing para delivery que pode fazer toda a diferença no seu negócio é sempre ter o cuidado de usar fotos de qualidade. As imagens, aliás, são grandes aliadas das empresas de alimentação, pois a foto certa tem o poder de deixar o cliente com água na boca.

Então, faça fotos dos seus produtos com alta resolução, bom enquadramento e iluminação adequada. Hoje em dia, mesmo um celular pode oferecer uma fotografia de altíssima qualidade. Basta escolher um cenário que atenda a todos esses requisitos.

 

8 – Faça anúncios pagos na internet

Por mais que divulgar o seu negócio na internet por meio das redes sociais, sites e blogs contribua em muito com a visibilidade do seu delivery, não tem como negar que os anúncios pagos podem dar uma forcinha muito bem-vinda.

Como já foi dito, a concorrência está grande para as empresas que trabalham com delivery e conforme a cidade onde você atua pode haver muitos concorrentes diretos. Nesse sentido, investir no Google Ads pode ser bastante vantajoso.

As principais redes sociais também oferecem esse recurso. Em geral, todas as opções são acessíveis, pois você pode pagar o quanto quiser, já que o valor funciona como um crédito, que só é descontado se o internauta clicar no seu anúncio.

E mais, na hora de criar o anúncio existem recursos que possibilitam apenas o seu público-alvo visualizá-lo. Assim, pessoas que não estão interessadas em delivery não são alcançadas por ele, tornando essas campanhas altamente eficientes.

 

9 – Crie ações para fidelizar clientes

Por meio da internet você pode criar ações para fidelizar os consumidores que já são clientes da sua empresa. Essa é mais uma dica de marketing para delivery porque oferece inúmeras vantagens. Saiba que reter um cliente sai muito mais barato do que conquistar um novo.

Então, depois de ganhar um novo cliente, esforce-se para que ele continue comprando os seus produtos. Além de oferecer um produto e atendimento de qualidade, é fundamental que ele tenha uma experiência satisfatória com o delivery, por isso, os entregadores devem ser bem orientados.

Outra maneira de fidelizar os clientes é com promoções especiais e a entrega de cupons de descontos, o que você pode fazer pelas redes sociais ou por e-mail. Ou seja, faça de tudo para não perdê-los.

 

10 – Atenda clientes pelo WhatsApp

Por fim, mas não menos importante, uma estratégia que já se tornou uma tendência para quem deseja investir no marketing para delivery é atender através do WhatsApp. Essa rede social é uma das mais populares no país, devido a sua facilidade de uso e rapidez com a qual os usuários se comunicam.

Desse modo, muitos negócios aderem ao seu uso e para facilitar essa estratégia existem sistemas que funcionam no WhatsApp para que os clientes possam fazer os pedidos diretamente pela rede social. Eles também visualizam o menu e se mantêm informados do status de entrega do seu pedido.

Para as empresas, é uma forma de conquistar novos clientes e ter um sistema fácil e acessível. Para saber mais, clique aqui (site).

brunna

Recent Posts

Como criar um cardápio de lanchonete campeão

Você quer saber como criar um cardápio de lanchonete campeão de vendas? Então você está…

2 anos ago

Como organizar pedidos de clientes no restaurante delivery?

Em meio a crescente demanda dos serviços de entrega de comida, você já parou para…

2 anos ago

Saiba como organizar pedidos na cozinha de restaurantes delivery

Somente quem está à frente de um restaurante sabe as dificuldades envolvidas. Lidar com a…

2 anos ago

Cardápio Digital no WhatsApp: Entenda as vantagens e como fazer

Com o passar do tempo e a adesão à tecnologia, os pedidos à distância se…

2 anos ago

Marketing Digital para restaurante delivery: 12 dicas e estratégias fundamentais

O marketing digital para restaurante com delivery é fundamental, pois além de aumentar a divulgação…

2 anos ago

Como organizar rotas de entregas delivery? Confira agora!

Você sabe a maneira correta de como organizar rotas de entregas delivery?  Sem dúvidas, elaborar…

2 anos ago