Cardápio virtual interativo: Saiba aqui como funciona

cardápio virtual interativo

O cardápio virtual interativo é uma ferramenta que vem ganhando popularidade nos bares e restaurantes. Não é para menos, afinal por meio desse cardápio é possível realizar os pedidos de forma prática e autônoma, reduzindo o tempo de atendimento e de preparo das refeições. Isso sem mencionar que essa ferramenta permite que o pagamento possa ser feito diretamente do dispositivo do cliente. 

Mas calma, as vantagens do cardápio virtual interativo não param por aí. Para saber mais sobre essa inovação e como ela pode impactar no seu negócio, continue a leitura!

O que é um cardápio virtual interativo?

O cardápio virtual interativo é uma ferramenta que permite que o menu do estabelecimento seja visualizado de forma virtual através de um dispositivo móvel. Apesar de ser mais visto em bares e restaurantes, esse cardápio também pode ser utilizado em confeitarias, casas noturnas, sorveterias, pizzarias, cafeterias e até hotéis.

Por meio do cardápio virtual é possível acessar os produtos de determinado estabelecimento de forma instantânea, o que traz praticidade para os consumidores e melhora a organização da empresa em relação ao fluxo de caixa 

Como funciona o cardápio virtual?

Não existe muito segredo em relação ao funcionamento do cardápio virtual. Para utilizá-lo basta que o cliente escaneie o QR Code disponibilizado pelo estabelecimento na mesa através do seu dispositivo móvel. Em seguida, o consumidor será direcionado de forma automática e instantânea para o menu do bar/restaurante.

Por meio do menu, o cliente poderá selecionar e adicionar os produtos desejados ao carrinho de compras. Caso veja necessidade, o usuário também poderá deixar uma observação em relação ao produto adquirido.

Após adicionar os itens, é só confirmar o pedido e aguardar o seu preparo pelo estabelecimento. Alguns sistemas ainda oferecem a possibilidade de enviar o pedido diretamente para a cozinha do restaurante de forma impressa, o que facilita o preparo do prato, sobremesa ou bebida. 

Quais as principais funções do cardápio virtual?

Os cardápios virtuais interativos são feitos basicamente por programas de computador. Por esse motivo, eles podem apresentar diferentes funções que ficam restritas nos cardápios físicos. Entre essas funções estão: 

  • Visualização dos produtos

Com o cardápio virtual, os clientes podem visualizar os produtos do estabelecimento de forma rápida e interativa. Isso faz com que o usuário tenha uma melhor experiência de compra e consequentemente consuma mais produtos, o que aumenta o rendimento do estabelecimento. 

Além do aumento do rendimento, o cardápio virtual possibilita que o estabelecimento adicione, modifique ou retire determinado produto do menu sem ter que imprimir uma nova cópia a cada modificação, como ocorre com os cardápios de papel.

  • Adição dos produtos no carrinho

Por meio dos cardápios virtuais, é possível ainda adicionar os produtos desejados a um carrinho de compras, assim como é feito nos aplicativos de delivery. Só que nesse caso, como o cliente já se encontra no estabelecimento, o prato chega de forma muito mais rápida.

Caso o usuário prefira, também é possível utilizar o serviço do cardápio virtual à distância. Para isso basta acessar o cardápio do estabelecimento, selecionar os produtos e adicionar o endereço para que a entrega seja realizada.

Assim, além de visualizar os produtos disponíveis, o cliente também pode fazer o pedido diretamente do estabelecimento ou à distância, o que favorece a prática do autoatendimento sem perder a qualidade do serviço do local. 

  • Chamar atenção do garçom

Chamar a atenção do garçom em um bar/restaurante pode parecer um grande desafio para os clientes, sobretudo quando o local está cheio. No entanto, com o cardápio virtual isso se torna muito mais fácil uma vez que os consumidores podem chamar pelo garçom dentro da própria interface do cardápio.

Como o pedido é realizado pelo próprio dispositivo móvel, o garçom pode se dirigir à mesa apenas para fazer com que a experiência do cliente no local seja ainda mais positiva. 

  • Pagamento da conta 

Ninguém gosta de ter que enfrentar filas imensas ou ter que esperar por muito tempo o garçom fechar a conta, não é mesmo?! Com a utilização do cardápio virtual, esse problema pode ser resolvido uma vez que é possível realizar o pagamento do que foi consumido diretamente do celular sem precisar se estressar com filas ou com o tempo de espera.

  • Pesquisa de satisfação

Além de todas essas funcionalidades, também é possível incentivar a participação dos clientes por meio de uma pesquisa de satisfação. Assim, o consumidor poderá avaliar aspectos como comida, bebida, ambiente e atendimento. Isso faz com que o estabelecimento tenha uma noção da qualidade do serviço prestado bem como das melhorias que podem ser implementadas.

Quais as vantagens de inserir essa inovação no seu negócio?

Muitos estabelecimentos que aderiram ao cardápio virtual interativo relatam que esse modelo possibilita não só o aumento das vendas dos produtos, como também proporcionam uma maior satisfação dos consumidores. Entre as outras vantagens desse cardápio estão:

  • Maior autonomia e praticidade para o cliente;
  • Possibilidade de adicionar, modificar ou retirar determinado item do menu;
  • Redução do tempo de atendimento, de preparo do prato e da sua entrega;
  • Redução de investimento na contratação de garçons;
  • Diminuição de custos e desperdícios relacionados a erro de escrita ou digitação;
  • Melhor atendimento pelos garçons;
  • Maior praticidade no fechamento da conta;
  • Menor investimento em equipamentos para atendimento e pagamento.

Todas essas vantagens fazem com que o consumidor tenha uma experiência mais positiva no estabelecimento e assim retorne com mais frequência!

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