Como organizar pedidos de clientes no restaurante delivery?

Em meio a crescente demanda dos serviços de entrega de comida, você já parou para se perguntar como organizar pedidos de clientes no restaurante delivery de maneira correta?

Okay, pode parecer meio óbvio que um restaurante já tenha um esquema de organização mas, infelizmente, muitos modelos não são adequados à realidade do negócio.

Isso porque, o serviço de delivery tem ganhado mais espaço nos últimos anos e muitos negócios estão acostumados ao modelo presencial de consumo.

Para acompanhar as exigências do consumidor e atender o público com maior assertividade, é preciso realizar uma eficiente gestão de pedidos do delivery.

Afinal, se eles estão buscando mais conforto e praticidade, seria totalmente oposto oferecer um serviço demorado e até mesmo com a chegada de pedidos errados.

Diante dessa realidade, você como empreendedor precisa pensar em todos os aspectos do seu restaurante, desde o contato com os fornecedores até a gestão do delivery.

Assim, a sua empresa poderá se tornar referência nesse mercado tão concorrido que é o setor alimentício.

Não perca mais dinheiro nem clientes! Continue a leitura desse artigo e descubra a maneira mais eficiente de organizar os pedidos de clientes no restaurante delivery!

Por que a organização no restaurante delivery é tão importante?

A organização no restaurante delivery é a chave para aumentar a produtividade.

Mas não é só isso! Uma rotina operacional organizada pode trazer diversos benefícios para o seu negócio.

Para ilustrar a importância da organização, vamos supor que você esteja dando o seu melhor para ter um restaurante de sucesso.

Você monta um cardápio bem legal e variado, trabalha com fornecedores que oferecem produtos de qualidade, contratar pessoas qualificadas e tem uma boa equipe de divulgação.

Todas essas ações farão com que o seu restaurante cative muitos clientes, tendo um grande potencial de crescimento.

Agora imagine que em uma noite o seu restaurante bombou, surgiram muitos pedidos delivery e, devido à falta organização dos pedidos, o tempo de espera extrapolou o estipulado.

O resultado disso será muitos clientes insatisfeitos e, consequentemente, o fracasso do seu negócio.

Uma empresa de sucesso é aquela que tem a organização como prioridade, especialmente quando estamos falando em uma fase de crescimento.

Os clientes do setor alimentício são extremamente exigentes, por isso, você deve estar preparado para altas demandas que requerem qualidade na entrega.

Se não, sua oportunidade de crescer e se destacar no setor vai por água abaixo.

Para o restaurante delivery esse desafio é ainda maior, tendo em vista que a organização dos pedidos que surgem nos mais diversos canais de venda exige uma boa estrutura operacional.

Somente assim o cliente terá a garantia de um atendimento e dentro do prazo combinado.

Quais são as vantagens do serviço delivery?

O delivery em restaurantes é uma modalidade que está em grande crescimento, proporcionando aos donos dos negócios diversas vantagens.

Entre elas, podemos citar que, tendo em vista que os aplicativos de delivery possuem o poder de aumentar a base de usuários, a  rentabilidade cresce significativamente.

Afinal, a depender da região e do nicho alimentar do seu negócio, o seu restaurante pode ser encontrado muito mais fácil, gerando um maior número de vendas.Além disso, a produção de portas fechadas aumenta a produtividade dos seus funcionários, que estarão focados na organização e preparo dos pedidos, sem precisar perder tempo com atendimento presencial.

Não podemos nos esquecer que o delivery reduz alguns custos que poderiam ser gerados em um restaurante de portas abertas, como aluguel do espaço e contratação de garçons, por exemplo.

Para o cliente, sem dúvidas o delivery oferece a vantagem de ser cômodo,  já que não precisam se locomover, esperar ser atendido ou enfrentar filas.

Principais problemas na organização dos pedidos delivery e como resolvê-los

No delivery nem tudo são flores, os donos de negócios podem passar por diversos problemas que podem colocar em jogo o nome do restaurante.

Para que o seu estabelecimento não seja alvo de críticas e avaliações ruins, vejamos agora quais são os principais problemas na organização dos pedidos delivery e como resolvê-los:

Cardápio extenso e bagunçado

Não adianta criar um super cardápio com diversos pratos se a sua equipe não tem suporte para atender a todos os pedidos em tempo hábil.

Sem dúvidas, manter um cardápio enxuto, mas diversificado, é a melhor estratégia para quem deseja atender na modalidade delivery. 

Quando o menu conta com uma grande quantidade de itens, o tempo de entrega pode ser comprometido.

Chegada de pedidos errados, veja como organizar os pedidos no restaurante delivery

A falta de organização pode gerar uma grande dor de cabeça tanto para o cliente quanto para o estabelecimento: a chegada de pedidos errados.

Cometer esse tipo de erro no atendimento delivery pode gerar um sentimento de rejeição no cliente.

Quando o consumidor solicita uma comida à distância, ele espera pelo prato exatamente como descrito no cardápio e no tempo exato prometido durante o atendimento.

Para fugir desse tipo de inconveniente, é necessário manter um sistema de atendimento por ordem de chegada, para, assim, garantir uma melhor gestão, oferecendo satisfação do cliente.

Falta de definição das ordens de preparo

De acordo com a lógica, os pedidos recebidos no restaurante são preparados pela ordem de recebimento das comandas. 

Ou seja, as primeiras serão preparadas em seguida as que chegaram depois, respeitando uma fila.

Porém, a depender dos tipos de prato que o restaurante tem em seu cardápio, esse modelo pode não funcionar, gerando uma bagunça e atrasando nas entregas.

Por isso, a melhor forma de resolver esse problema é permitir  que o responsável pela cozinha avalie as comandas e reorganize se necessário. 

Dessa forma, o fluxo de preparo pode ser otimizado, com a distribuição das comandas pelas respectivas praças e conforme o tipo de prato. 

Evite demandas desagrupadas, aprenda como organizar pedidos de clientes no restaurante delivery

Se um mesmo cliente realiza pedidos individuais, é necessário identificar todos, prepará-los e entregá-los juntos.

Imagine como seria trabalhoso realizar duas ou três viagens para entregar em um mesmo endereço os pratos?

Para que o cliente não fique esperando demais sem entender porque nenhum pedido chega, é necessário informar o tempo total para a entrega do combo de pedidos.

Dessa forma, pode ser alinhada a expectativa quanto ao tempo de espera.

Equipe despreparada

Entregas eficientes exigem equipes eficientes.

Por isso, a equipe precisa ser treinada para oferecer o melhor atendimento, especialmente no delivery, uma modalidade bastante desafiadora.

Nesse modelo, pelo fato de o cliente estar distante, o serviço requer agilidade e atenção redobrada no registro correto dos pedidos e dados de entrega.

A importância de um organizador ou um gestor de pedidos

O seu restaurante ainda trabalha com comandas em papel e manuscrita?

Deixe esse modelo para o passado! A informatização dos seus pedidos é a chave para dar um passo a mais na organização do seu restaurante.O preenchimento manual está suscetível a erros, perdas de comandas e anotações equivocadas.

Um organizador ou gestor de pedidos permite que as comandas estejam em um único lugar, sendo impressos diretamente na cozinha.

Utilizar esses softwares é a solução para um dos principais gargalos da produção, os pedidos parados.

Muitas vezes, a recepção não consegue acompanhar os diversos pedidos que são provenientes de várias plataformas.

Quer ganhar mais eficiência operacional no delivery? Então veja como organizar pedidos de clientes no restaurante delivery!

Vender é apenas uma das etapas do relacionamento do seu cliente com o seu estabelecimento.

Nessa realidade, de nada adianta focar somente em vender se o seu restaurante, equipe e processos não estiverem minimamente organizados. 

Para ganhar eficiência operacional no delivery de um modo geral, é preciso pensar em todas as etapas, desde o atendimento, o funcionamento das rotinas, até as entregas.

É claro que o aumento do número de pedidos pode ser um importante indicativo financeiro, contudo, a experiência do cliente precisa ser a melhor possível.

Quando as expectativas não são alcançadas, você ganha por um lado e perde do outro.

Mas o que seria interessante para aumentar essa eficiência operacional? Bem, sem dúvidas, apostar em ferramentas que te auxilie na rotina do dia a dia.

Para ampliar as vendas e ter uma maior organização, softwares podem ser o que está faltando para alavancar a gestão do seu restaurante.

Essas aplicações inteligentes são capazes de automatizar diversas tarefas da rotina da sua empresa.

Entre elas, o atendimento automático, a chegada de pedidos e até mesmo o envio de relatórios completos de faturamento.

Eleve seu atendimento para outro nível com o WhatsMenu!

O Whatsmenu é um software que mudará a forma como os seus pedidos são organizados no seu restaurante.

Com o Whatsmenu você pode:

  • Receber todos os seus pedidos no Whatsapp sem precisar interagir com os seus clientes;
  • Ter os pedidos encaminhados automaticamente para o seu painel de controle e impressos;
  • Ter painel de controle que permite que o seu delivery se torne mais organizado.
  • Maior agilidade no atendimento, os seus clientes não vão mais precisar ficar esperando.
  • Ter taxa de 0% de erros e perda de pedidos;

O WhatsMenu é uma das maneiras mais inteligentes de processar os pedidos, mantendo sempre um atendimento humanizado, ágil e satisfatório para os seus clientes.

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