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10 dicas de atendimento para fidelizar clientes

O que nos faz ter um restaurante preferido? Certamente não é apenas pela comida saborosa. O principal ponto que torna o cliente fiel ao nosso negócio, além da qualidade do produto/serviço, é o atendimento

Dar ao cliente a sensação de ser bem atendido é um dos maiores motivos dele se fidelizar, ainda mais se esse processo for inteiramente de qualidade do início até o pós-venda.

E, é nessa união de fatores que entra a fidelização, principalmente se for em uma área com muita competitividade, isso garantirá a sobrevivência e sucesso do negócio. 

Pensando nisso, o WhatsMenu preparou esse artigo com 10 dicas de como fidelizar clientes através do atendimento. Segue a leitura para conferir! 

1. Equipe qualificada 

Antes de tudo, todo empreendedor precisa investir (tempo e capital) em equipe de atendimento. 

É essencial que a linha de frente do seu negócio seja qualificada para prestar um atendimento de qualidade. 

Mesmo que você coloque pessoas com experiência no mercado, você precisa treiná-las para o atendimento da sua empresa, de acordo com seus valores e quesitos imprescindíveis que você considera importante no atendimento. 

Tenha uma equipe preparada para atendimento telefônico, físico, tecnológico e principalmente, em redes sociais. Isso inclui: receptividade, cordialidade, empatia, precisão, atenção e importância ao cliente.  

Seu atendente precisa ter em mente que mesmo o contato que o cliente teve foi apenas para tirar dúvidas, o atendimento precisa ser o melhor possível, pois isso pode influenciar no retorno do cliente ou até mesmo a finalização da compra naquele momento. 

2. Atendimento personalizado e acessível

Muitos empreendedores perdem vendas/clientes por não ter um atendimento personalizado e acessível para todos os públicos. 

É importante que você ofereça um atendimento simplificado para que o cliente também tenha autonomia e precisão durante a compra, se for por meio digital.  

Por isso, é interessante que busque uma plataforma que direcione o cliente ao menu de produtos e ele possa fazer o pedido de forma simples e prática. 

Por exemplo: se for uma pizzaria, apresenta um cardápio digital, o cliente fará o pedido dele sem contato direto com o atendente. 

Além disso, sua empresa precisa ter um diferencial no atendimento – isso não é apenas a forma em como tratar o cliente, pois é o mínimo- mas, apresentar reais motivos e diferenciais que faça o cliente entender as vantagens de comprar com sua empresa. 

3. Agilidade – Utilize um cardápio digital!

Ninguém gosta de fazer um pedido e demorar além do tempo informado. Ou chegar em um estabelecimento, que exige de um atendente, e ficar muito tempo esperando sem explicações plausíveis, correto? 

A agilidade no atendimento, desde o momento que recebe o pedido até a entrega final são fatores essenciais para fidelizar clientes. 

O cliente gosta de se sentir visto e importante, e realmente a compra dele é importante. Então, é necessário que tenha agilidade e dinamismo no processo de atendimento e entrega; todos os passos com atenção e responsabilidade, 

Isso cativa o cliente e com certeza o fidelizará. 

4. Qualidade dos produtos

A qualidade dos produtos é fator definitivo de fidelização. Se seu produto não tiver qualidade (os materiais utilizados, a forma como é feito e a aparência) nada vai adiantar um atendimento tão capacitado. 

A equipe de atendimento deve convencer o cliente a comprar seu produto pelas vantagens e qualidade que ele oferece, e não mudar uma possível perspectiva ruim que seu produto foi apresentado. 

O investimento em bons materiais e aparência dos produtos tem um retorno em prazos diferentes, mas com certeza terá o retorno desejado ou além. 

5. Comunicação correta e transparente

As equipes responsáveis por comunicação, atendimento/venda e o dono da empresa precisam estabelecer estratégias de como deve ser feita a comunicação da empresa. 

Isso define como a equipe de atendimento irá agir no momento de fidelização. Ou seja, é necessário que tenham um padrão de linguagem e estilo de comunicação predefinido. 

Com isso, terão maior controle da comunicação e impacto interno e externo da empresa em relação ao atendimento e essa equipe responsável sentirá maior confiança para trabalhar nessas fidelizações. 

Além disso, é imprescindível que a comunicação com os clientes tenha transparência. Ou seja, sua empresa precisa estar próxima do cliente, ser confiável e ética. 

Quando se tem uma empresa em um mercado cheio de concorrentes, a honestidade é essencial, os clientes percebem isso e você obtém sucesso. 

6. Ofereça uma experiência única: que tal um cardápio digital?

Se você já foi mal atendido em algum estabelecimento, é muito provável que você não vai querer voltar lá, muito menos indicar, certo? 

Por isso, desde o primeiro contato com o cliente, independente do meio (ligação, e-mail, WhatsApp) é necessário criar uma experiência única de atendimento.

Ofereça aos clientes uma abordagem mais personalizada, humana, para que sinta exclusividade e ouvido. Isso você consegue atender através de suas equipes com treinamentos adequados, para que eles garantam o atendimento de excelência.

Tudo isso são diferenciais. E é importante que seja diferenciado, pois você terá diversos concorrentes, e se todos oferecerem tudo da mesma forma, não terá sucesso. 

Quanto mais o cliente sentir valorizado em sua empresa, ele ficará mais satisfeito em comprar algo seu e certamente se tornará um consumidor fiel. Tente criar um cardápio digital para eles terem as informações de forma facilitada e nós dá WhatsMenu temos a solução perfeita pra vocês!

7. Programas de fidelidade 

Os programas de fidelidade são uma ótima ferramenta para fidelizar clientes, pois você está oferecendo vantagens exclusivas para esses clientes. 

Porém, não é simplesmente lançar um programa de fidelidade. Para que ele tenha boa adesão, alguns passos são importantes:

  • Tenha um regulamento de fácil compreensão;
  • Ofereça vantagens/recompensas que os clientes realmente desejam ganhar;
  • Faça incentivos à participação no programa;
  • Faça um levantamento de dados e informações comportamentais dos clientes, para que saiba quais as necessidade e objetivos;
  • Seja ético, responsável e tenha compromisso com o cliente. 

Além disso, ter um tratamento VIP com clientes já fiéis é legal para mantê-lo, pois esses clientes que geram o lucro da empresa.

Claro que, isso depende dos recursos e possibilidades disponíveis em cada empresa e de quais formas que podem oferecer esse tratamento. Porém não é difícil. 

Esse tratamento VIP pode ser através do programa de fidelidade, ou oferecer cupom de descontos exclusivos, planos, pacotes diferenciados, algo personalizado, brindes de lançamento, entre outras coisas.

Mas, o importante é fazê-los sentir-se especiais. 

8. Pós-venda 

Desenvolver estratégias de pós-venda é tão importante quanto fechar a primeira compra. E, muitos empreendedores acham que após finalizar venda o trabalho acabou. 

Porém, é importante que a empresa demonstre ao cliente o interesse em saber a satisfação depois da venda. 

O que pode contribuir para isso é executar um levantamento através de ligações, e-mails ou follow-up. Follow-up é uma forma de medir a satisfação dos clientes através de solicitação de feedbacks, ou até mesmo esclarecer possíveis dúvidas sobre os produtos. 

Nesse momento, você pode conseguir reter o cliente e fidelizá-lo, pois assim ele saberá que venda foi importante e que a satisfação dele é tão importante quanto. 

9. Receba e aceite os feedbacks

O cliente é seu principal parceiro, pois é ele que fará a compra e te dará o capital. Então é importante que você saiba o que eles realmente querem.

Ou seja, isso significa que você precisará ter o hábito de pedir contribuições e feedbacks dos clientes e considerar as mudanças viáveis que foram justificadas. Dessa forma, mostrará aos clientes que valoriza as contribuições deles.

Um pesquisa do EUA Bain & Company diz que em média 70% dos clientes que realizam uma reclamação voltam a comprar caso o problema seja resolvido. E esse número pode aumentar caso seja resolva-se rapidamente. 

Ou seja, quem dá algum feedback negativo muitas vezes não quer deixar de ser cliente, apenas quer que o problema se resolva e utilize os produtos com facilidade. 

Com o avanço e maior utilização da internet, as redes sociais possibilitaram que os clientes usem as redes como canal de informações sobre empresas e produtos, eles informam e pesquisam feedback de produtos ou serviços para saber se vale ou não a compra. 

Então, preste atenção em que os clientes estão sinalizando, quais os pontos que precisam de melhorias, o que está positivo, mas vale aperfeiçoar. Dessa forma, você manterá um padrão de qualidade que seja satisfatório aos clientes, e esses pontos podem fazer total diferença para o sucesso da empresa no futuro.

10. Tenha um suporte eficiente

Ofereça aos clientes um canal para suporte de atendimento, para que eles consigam se comunicar com sua empresa de forma mais eficiente e sem burocracias. 

Busque um suporte que seja ideal para as necessidades dos seus clientes, que funcione em horário hábil e com atendimento capacitado. Nesse caso, que atenda um público jovem, que tem facilidade em manuseio, quanto um público mais velho, que não possui tanta habilidade. 

Você pode fazer é fornecer um serviço com uma base consistente e permanente, com investimento baixo e rentável. 

Por isso, você pode contar com os serviços da WhatsMenu

Nós oferecemos um sistema completo de suporte de vendas para seu serviço de delivery e retirada, no qual faz o processo de início e finalização do pedido fica mais prático e ágil. 

Para o cliente, é uma solução de praticidade e boa recepção, e para a empresa é um meio de melhoria do processo, reduzindo os erros e perdas de pedidos.

Clique aqui e conheça nossos serviços. Em caso de dúvidas, entre em contato através do nosso canal de atendimento!

 

Agencia Texty

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