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Cardápio Digital no WhatsApp: Entenda as vantagens e como fazer

Com o passar do tempo e a adesão à tecnologia, os pedidos à distância se consolidaram, principalmente nos últimos anos. E para auxiliar esse movimento, o WhatsApp – aplicativo de mensagens amplamente utilizado e que possui grande força principalmente no Brasil – atuou de forma incisiva como um verdadeiro companheiro para que as vendas contribuam para a economia envolvendo o ramo alimentício, bem como contribuindo para a facilidade da divulgação e consequentemente dos negócios através de um cardápio digital com pedidos via Whatsapp.

Em nosso dia a dia é considerado até mesmo estranho e raro encontrar alguém que nunca tenha recebido um cardápio no WhatsApp, inclusive quem não nasceu na era da tecnologia já está aprendendo a acompanhar tal modernidade que envolve a divulgação, compra e venda de produtos hoje em dia. Ou seja, se manter inteirado é importante para não deixar passar as novidades e oportunidades que se tem atualmente.

Através da visibilidade do WhatsApp, os cardápios digitais passaram a ser amplamente divulgados e os pedidos passaram a ser solicitados por mensagem, colaborando para que o resultado seja rápido e organizado do jeito que todo cliente e empreendedor gosta!

Mas caso você ainda não conheça muito bem o assunto e quer aprender mais, principalmente, sobre como fazer esse cardápio digital, continue acompanhando este material com a gente:

Como funciona um cardápio digital com pedidos via WhatsApp?

A disseminação de cardápios utilizando como ferramenta o aplicativo WhatsApp é muito utilizada atualmente, e os principais motivos para que esse método seja líder em comparação aos outros são: facilidade de uso (clientes e funcionários) e baixo custo. Hoje a maioria das microempresas e pequenos comerciantes dependem desse meio para que as vendas sejam realizadas, e o melhor é que dá muito certo!

Com isso, o número de WhatsApp cadastrado para ser a conta comercial do restaurante ou estabelecimento irá apresentar um chat de conversa e lá é possível obter as informações de cardápio, muito prático e principalmente sem muitas diferenças de como já fazemos nas conversas pessoais com nossos familiares e amigos no aplicativo!

Solicitar o cardápio também não é nenhum pouco diferente daquilo que já fazíamos pessoalmente nos restaurantes físicos, mas agora possui uma das vantagens de ser uma opção totalmente digital e que podemos de onde estivermos, vamos ver mais algumas abaixo:

Vantagens de fazer pedidos no cardápio digital via WhatsApp

As vantagens, como iniciamos acima, são as melhores possíveis, conheça mais um pouco sobre demais benefícios:

  • Contato com a tecnologia – Vimos que estar atualizado e antenado com o que acontece no mundo tecnológico é bastante benéfico para a expansão de conhecimentos. Além disso, aplicar esse recurso para a sua empresa também passa uma imagem de modernidade e progresso no mundo dos negócios.
  • Conforto – Ter acesso ao cardápio e tirar as possíveis dúvidas sobre valor e entrega de qualquer ambiente que você esteja é sem dúvidas a principal vantagem desse método. O cliente possuindo esse benefício em mãos não terá desculpas para consultar valores no seu estabelecimento! 
  • Atualização de cardápios ultrapassados e físicos – ter um modelo de cardápio na palma da mão do cliente e a possibilidade de encaminhá-lo para seus diversos contatos é uma opção perfeita para quem tem o tempo curto e não pode o perder com o traslado de informações. 
  • Possibilidade de pagamento diretamente pelo próprio WhatsApp – Através de um cadastro prévio na plataforma com algum dos bancos parceiros (como o Banco do Brasil, Bradesco, Inter e Nubank) é possível enviar o pagamento pelas suas compras sem taxas. Muitas pessoas possuem dificuldade em confiar nessa facilidade, mas para ajudar quanto a isso o cliente pode acompanhar o status das suas transferências pelo próprio WhatsApp.

Mas os benefícios não se resumem apenas para os clientes, mas também para os donos de negócios, vejamos agora as dificuldades e problemas de quem não é adepto a esse tipo de cardápio digital:

Problemáticas vivenciadas por quem ainda não utiliza o cardápio digital com pedidos via WhatsApp

Nós temos a consciência de que é importante dar ao cliente a facilidade, o dinamismo e a rapidez que ele almeja, porém não são todas as empresas que estão atualizadas e preocupadas em proporcionar essas vantagens aos seus clientes.

Com isso, vamos ver abaixo algumas dessas problemáticas enfrentadas por quem não aplica o cardápio digital no WhatsApp comercial da sua empresa:

  •  Falta de praticidade – Esse tipo dificuldade afeta ambas as partes envolvidas, isso porque o cliente deixa de obter a comodidade de mensagens sendo respondidas instantaneamente (caso esteja em horário de funcionamento), e para comerciante é muito mais trabalhoso já que ele precisará estar atento ao WhatsApp para dar a resposta “manual” ao cliente, e sabemos que isso é muito difícil já que muitas demandas aparecem ao mesmo tempo diversas vezes ao dia.
  • Complexidade de recursos – Organizar o que está disponível em seu catálogo é muito mais trabalhoso e complexo sem o auxílio da tecnologia. Além disso, o dinheiro gasto para imprimir, plastificar ou encadernar é assustador quando comparado apenas ao uso de um aplicativo gratuito, e as correções de valores que acontecem periodicamente só fazem encarecer mais esse processo de impressão.
  • Ausência de modernidade e tecnologia – Como já trouxemos anteriormente, estar antenado com o que é desenvolvido e apostado no meio da tecnologia é benéfico e agrega valor ao seu produto, e não dar atenção a isso é como colocar uma pedra no próprio caminho.
  • Falta de feedback – O cliente dar um retorno imediato ou retornar para conseguir realizar esse feedback é algo que não se deve apostar, empresários que possuem o cardápio online podem paralelo a isso salvar os contatos dos clientes para que essa troca seja feita com uma facilidade maior.

Percebeu o quanto é perdido sem o cardápio digital pelo WhatsApp? Não fique de fora e confira a seguir como montar um belo cardápio digital:

Como montar um cardápio digital de sucesso com pedidos via WhatsApp

Depois de perceber todas as vantagens de quem usa e as desvantagens de quem não tem, fica fácil perceber a importância desse tipo de cardápio, não é mesmo?!

Mais do que trazer todas essas reflexões, vamos também falar sobre o que você deve fazer para que o seu cardápio digital além de possuir todas essas vantagens também seja um sucesso!

Siga esses passos para que o seu cardápio saia na frente de qualquer outro:

  1. Organize tudo antes de montar – Quando postar o seu cardápio ele precisa atender às necessidades do seu cliente, não espere ele entrar em contato pela falta de detalhes que você deu.
  2. Invista na descrição – Como disse anteriormente, o segredo está nos detalhes. Caracterize todos os seus produtos, quem já é seu cliente fiel entende e confia no seu trabalho, mas quem está te conhecendo pela primeira vez não tem essa experiência.
  3. Utilize fotos reais e com boa qualidade – O ditado que diz que as pessoas comem com os olhos é real! Um produto bem feito e uma comida bem apresentada passa pelo primeiro teste que é a primeira impressão. O alimento pode até ser gostoso, mas se estiver representado por uma foto de má qualidade isso poderá comprometer a sua venda.
  4. Use os adicionais a seu favor – As pessoas podem gostar muito de determinados ingredientes e sentirem a necessidade de adicionar essas porções ao seu pedido, disponibilizando essa opção para que seu cliente saia satisfeito. Mas não se esqueça: adicionais também precisam de investimento e matéria prima, atribua o valor desse adicional ao final da compra do cliente.
  5. A comunicação é sua aliada – Assim como o cliente gosta muito de algo e deseja adicionar mais dele, ele pode detestar algum ingrediente, ou ser alérgico, e escolher removê-lo do seu pedido. Permitir que o cliente tenha liberdade e autonomia sem deixar de dar o suporte é crucial para a fidelização dele.

Você que é dono de um negócio do ramo alimentício e gostou das vantagens listadas para seu crescimento através de cardápio com pedido pelo WhatsApp, mas infelizmente não sabe por onde começar ou quem pode te ajudar?

Aqui vai mais uma dica de ouro:

WhatsMenu pode fazer acontecer

Através do WhatsMenu, o(a) cliente recebe uma mensagem automática e de forma humanizada, depois é direcionado(a) de maneira muito prática para o cardápio da sua empresa. Fácil né?!

Depois de analisar com calma as opções que você o proporciona, o cliente finaliza o pedido de maneira muito fácil, sem a necessidade realizar um cadastro, e este já é impresso na maquininha que estará junto a você no local de preparo dos alimentos solicitados.

Essa é uma opção muito vantajosa tanto para o empreendedor quanto para o cliente, isso porque a WhatsMenu além de oferecer o cardápio também o organiza em forma de pedido para que não haja divergências durante o processo. Chega de burocracias e pedidos errados que não condiz com o que foi solicitado pelo cliente!

O porquê de fazer parte da família do WhatsMenu

  1. Ótima logística de tempo – Você e seus funcionários estarão direcionando o tempo de funcionamento da empresa em outras demandas enquanto o WhatsMenu faz todo o trabalho.
  2. Mão de obra reduzida – Você não vai precisar ter o custo de contratar novos funcionários e nem lidar com as burocracias dessa necessidade.
  3. Clientes satisfeitos – Seus clientes serão respondidos em segundos da melhor forma possível e sem ter o contratempo de pedidos redigidos de forma incorreta resultado de erro humano.
  4. Organização cronológica – Todos os pedidos serão impressos na ordem que foram enviados e facilitará a confirmação ao final do preparo.

Além desses benefícios, ainda é possível perceber outros, mas para isso você precisa fazer parte da família! 

O sistema WhatsMenu de cardápios e pedidos pelo WhatsApp só precisa que você invista apenas R$49,90 ao mês, e apenas com esse valor você pode ter acesso a muitas vantagens e assim poder renovar a logística do funcionamento do seu empreendimento, além de gerar um lucro infinitamente maior do que aquilo que você estava habituado.

Gostou das dicas sobre cardápio online delivery e sobre a WhatsMenu? Acesse agora o nosso site e confira mais informações!

Agencia Texty

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