Você sabe o que é CMV? Trata-se de um cálculo bastante importante para todos os segmentos de mercado que comercializam produtos. Com ele, é possível identificar se o valor das suas mercadorias está adequado e em conformidade com o seu negócio.
A partir desse cálculo, é possível fazer ajustes nos preços dos seus produtos para se tornarem mais competitivos. Para o segmento de restaurantes, bares e demais estabelecimentos que comercializam pratos prontos e que atendem com delivery ter essa informação é ainda mais importante.
Vale lembrar que o ramo da alimentação pode ser bastante lucrativo. Afinal, mesmo com a pandemia do coronavírus foi um dos setores que não teve que fechar totalmente as suas portas. É verdade que para isso foi preciso implementar o sistema de entregas.
Apesar dos desafios para o setor, é um serviço essencial que conta com alta demanda quando vende um produto de qualidade e por um preço acessível. Mas para chegar a esse preço é necessário colocar as despesas na ponta do lápis e por isso a importância do CMV.
Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais a seu respeito, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir como calcular o custo dos produtos do seu delivery?
• O que é e como funciona o CMV
• Importância do Custo de Mercadoria Vendida
• Como calcular o CMV do seu delivery
• Dicas para avaliar o CMV do seu negócio
O que é e como funciona o CMV
O CMV é a sigla para Custo de Mercadoria Vendida. Assim, consiste no cálculo de todas as despesas envolvidas para a produção do que o seu estabelecimento comercializa. No caso dos restaurantes e demais empresas que vendem pratos prontos, entram no cálculo não só os gastos com matéria-prima e insumos.
Além disso, há os custos com pessoal, manutenção, estrutura, armazenamento, transporte e outros, que também devem ser acrescidos à conta. Afinal, cada prato do cardápio depende de vários ingredientes em pequenas porções e precisa de toda a estrutura da empresa para ser preparado.
Assim, a soma dos custos de cada um desses itens define o CMV. A partir do resultado desse cálculo, o empreendedor consegue avaliar como estão as suas despesas com a fabricação dos seus produtos. O valor final pode estar alto demais e, nesse caso, é preciso reduzir as despesas.
Ou pode estar muito baixo, o que também pode indicar algum problema, como o uso de matéria-prima de baixa qualidade para a elaboração dos alimentos.
Desse modo, ao identificar a situação, é possível fazer os ajustes necessários para ter um CMV mais adequado. Da mesma forma, garantir a qualidade do que é vendido. Embora seja muito importante, o cálculo de Custo de Mercadoria Vendida não faz o trabalho sozinho para a sua empresa obter sucesso.
Junto a ele, deve existir uma gestão empresarial competente. Até as pequenas empresas precisam contar com um controle rígido do fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, etc. E mais, uma boa comunicação com fornecedores e, claro, com o seu público consumidor.
Isso quer dizer que o CMV deve fazer parte de uma administração completa, preocupada e atenta a todos os processos. Desde a produção do que é comercializado até que a mercadoria chegue aos seus clientes.
Importância do Custo de Mercadoria Vendida
Entender o CMV do seu negócio é de extrema importância para uma boa administração. Isso acontece porque ter um produto de qualidade e vender muitas unidades não é o suficiente para ter altos lucros. Se o preço do seu produto não estiver adequado, pode não gerar lucratividade.
De modo semelhante, o seu estabelecimento pode até mesmo ter prejuízo. Afinal, se o Custo de Mercadoria Vendida estiver muito baixo, mesmo comercializando muitas unidades do seu produto o valor obtido pode não dar conta das despesas.
Esse é um dos principais motivos de aprender a calcular o CMV de todos os itens do seu cardápio, inclusive, se você é uma empresa da alimentação que possui delivery. Isso acontece porque, hoje em dia, esse segmento cresce bastante com o surgimento de novas empresas.
Nesse cenário, quem deseja se destacar e conquistar um maior número de clientes precisa oferecer preços competitivos. No entanto, eles precisam arcar também com as despesas que existem para a produção das suas mercadorias.
Dessa maneira, o CMV é importante ainda porque evita que o seu negócio comercialize produtos com preços mais caros do que a concorrência. Isso pode até mesmo inviabilizar a sua venda, a não ser que o preço alto esteja em sintonia com a sua estratégia de marketing.
Afinal, de nada adianta ter um grande lucro por mercadoria se a sua empresa vende pouco. Nesse caso, também pode haver a inviabilidade do seu negócio. O melhor, portanto, é ter um preço médio que agrade o seu público sem que você fique com as contas no vermelho.
E mais, o CMV é um grande aliado do novo empreendedor que quer saber como precificar os seus produtos. Com esse cálculo é possível começar a sua empresa com um preço competitivo para chamar a atenção do consumidor em meio à concorrência.
Como calcular o CMV do seu delivery
Mas, então, como calcular CMV do seu delivery? Agora que você já sabe o que significa essa sigla e a sua importância, chega a hora de fazer os cálculos necessários. Isso exige algumas informações, como o custo de cada item do cardápio.
Para tanto, veja a seguir o exemplo de como calcular o custo total de uma pizza portuguesa:
• Mussarela: R$ 20,00 x 0,250 kg = R$ 5,00;
• Molho de Tomate: R$ 8,00 x 0,02 kg = R$ 0,16;
• Tomate: R$ 4,00 x 0,05 kg = R$ 0,2;
• Massa: 2,20 x 0,350 kg = R$ 0,77;
• Ovos: (R$ 4,00 / 12) x 2 = R$ 0,66;
• Azeitonas Pretas: R$ 15,00 x 0,08 kg = R$ 1,2;
• Presunto: R$ 18,00 x 0,150 kg= R$ 2,7.
Com isso, o seu CMV é calculado com a soma de todos os valores, que é igual a R$ 10,69.
Ou seja, depois de somar todos os ingredientes se tem o valor do produto.
No entanto, para um cálculo mais completo, você pode somar as demais despesas fixas e variáveis, como aluguel, luz, telefone, impostos, salários, margem de lucro e outros.
Embora dependa de cada empresa, é possível dizer que o CMV ideal deve girar em torno de 30% a 40%. Se estiver abaixo disso, ainda está adequado. Mas acima dessa porcentagem significa que existe algo de errado, o custo do produto está muito alto e a lucratividade, bem possível, é pequena demais.
Para um restaurante ou similar, veja uma média de despesas para cada área:
• Despesas com Pessoal: 22%;
• Gasto com Insumos: 35%;
• Despesas Fixas: 15%;
• Despesas Variáveis: 8%;
• Lucro – 20%.
Além do cálculo do CMV é indicado fazer a conta fechar por inventário periódico. Para tanto, é preciso ter em mãos os números do inventário do estoque. Consiste no levantamento da entrada e da saída de todos os produtos e matérias-primas.
O melhor é que haja um sistema automatizado, para que esses dados não tenham que ser registrados de maneira manual. Com isso, é possível atualizar as informações de automaticamente em tempo real.
Para o cálculo do CMV em relação ao seu inventário no período, que pode ser mensal ou semanal, é preciso somar o valor do estoque inicial com o valor das compras e subtrair o resultado do valor do estoque final.
Veja um exemplo a seguir:
• Estoque Inicial (EI): R$ 3.000
• Compras (C): R$ 5.000
• Estoque Final (EF): R$ 3.500
Aqui, o CMV em relação ao seu inventário no período é de R$4.500, obtido através do cálculo CMV = 3.000 + 5.000 – 3.500.
Nesse caso, o mais adequado é que o resultado fique próximo a 35% da receita. Essa média quer diz que o seu negócio está com uma boa gestão. No entanto, como você pode ver, para chegar a esses resultados é preciso ter um controle rígido do fluxo de estoque, bem como do valor de tudo que entra nele.
Dicas para avaliar o CMV do seu negócio
A partir do cálculo do CMV, você pode fazer algumas conclusões e realizar os ajustes necessários no preço dos seus produtos para obter melhores resultados. Ou seja, se o custo de mercadoria estiver muito alta, você pode constatar que os insumos adquiridos estão muito caros.
Além disso, pode haver desperdício de matéria-prima na cozinha. Outra razão para um CMV alto é a ocorrência de desvios de mercadorias no estoque ou mesmo um inadequado armazenamento. Por outro lado, um CMV muito baixo também pode significar problemas.
Entre eles, o uso de matéria-prima de baixa qualidade ou o pagamento muito baixo pela sua mão de obra, além de outros fatores.
Lembre-se que o barato pode sair caro. Por isso, é importante investir em produtos, atendimento e demais aspectos de qualidade para que o seu produto final alcance prestígio junto ao público consumidor.