Atualmente, cada vez mais estabelecimentos estão utilizando o Whatsapp como ferramenta para fazer pedidos. Tendo em vista que o Whatsapp hoje é um dos aplicativos mais usado no Brasil, ele se tornou uma ferramenta necessária para o delivery, afinal de contas todos os clientes e possíveis clientes estão fazendo uso desse app.
Utilizar o app mais usado do país para vender oferece extrema comodidade ao usuário consumidor, dispensando a necessidade de baixar outros apps para fazer pedidos e completar cadastros cansativos, tudo tão rápido e fácil que com a estratégia certa bastam alguns cliques para vender.
Mas, gerenciar pedidos por meio do aplicativo pode ser um pouco complicado nos horários de pico.
Levando em conta que você terá que responder a todos, anotar os pedidos e até mesmo tirar possíveis dúvidas, isso fará com que você gaste muito tempo que seria mais útil se usado em outras atividades.
Além disso, quando você atende um cliente, muitos outros entram na lista de espera e poucos são pacientes o suficiente para esperar pelo serviço.
Para que você possa evitar este tipo de situação e parar de perder clientes, neste artigo, vamos te mostrar como automatizar os seus pedidos do Whatsapp. Acompanhe a leitura!
Aliada à tecnologia, a entrega online vem ocupando um lugar de destaque no planejamento de vendas das empresas em nosso país, a facilidade de comunicação é um dos principais motivos.
As mensagens online permitem uma comunicação fácil com as pessoas em qualquer lugar e instantaneamente, o que é perfeito para empresas, pois manter um contato consistente com o cliente é essencial em qualquer setor.
Receber pedidos pelo WhatsApp é uma forma de otimizar o atendimento, agilizar o serviço e ajudar a reduzir custos.
Este cenário é ideal para restaurantes, porque representa mais serviço, mais clientes e menos despesas e para os clientes, significa praticidade, agilidade e comodidade.
Se antes o serviço de delivery dependia de ligações demoradas, hoje, bastam alguns cliques na tela do smartphone, para poder fazer pedidos pelo WhatsApp sem gastar mais nada por isso.
Ao automatizar seus pedidos pelo WhatsApp, você já deve ter uma gestão de entrega de qualidade, para que não precise se preocupar e focar nas suas integrações.
É possível automatizar grande parte do seu serviço usando apenas o aplicativo WhatsApp Business, que possui uma boa quantidade de recursos que faltam no aplicativo normal.
A seguir, veja o passo a passo para automatizar o Whatsapp do seu estabelecimento!
A primeira etapa é baixar e instalar o aplicativo WhatsApp Business no seu celular.. No aplicativo você vai criar um perfil comercial.
Para isso, basta clicar no botão de opções, em seguida selecionar “ferramentas comerciais” e depois selecionar “perfil comercial”.
Preencha todos os dados: nome da empresa, coloque uma foto da sua logomarca, endereço (para facilitar o acesso do seu cliente), em que setor atua, site e mensagem destacada.
Não se esqueça de informar o seu horário de funcionamento detalhado, porque é através desse horário que o aplicativo vai saber qual mensagem automática enviar.
A próxima etapa é criar uma saudação, que é uma mensagem automática quando o cliente entra em contato com você. Para isso, acesse o menu “ferramentas comerciais” e clique em “mensagem de saudação”. Ative a função e crie uma mensagem personalizada.
A partir daí começa a sua automação através do app, é bom ficar à disposição. Mas imediatamente você dá ao cliente instruções para fazer o pedido, faz com que o seu cliente facilite o seu atendimento, pois assim as coisas ficarão mais fáceis para eles também.
Uma outra coisa muito interessante é ter um cardápio personalizado que possa otimizar ainda mais o seu tempo e o seu atendimento.
Essas mensagens são importantes para dar condução a conversa. Você já deve dar instruções ao seu cliente na mensagem de saudação, informando como ele pode fazer o pedido.
Se ainda houverem dúvidas, use os atalhos de respostas rápidas para aquelas perguntas mais frequentes. Isso vai te ajudar a perder menos tempo tendo que responder as mensagens.
Os atalhos são uma lista de respostas prontas para usar que você configura, também no menu “Ferramentas comerciais”. Em seguida, vá para “Respostas rápidas”, nesta tela você criará um atalho e uma mensagem padronizada. Em seguida, basta inserir uma barra “/” e a palavra de atalho na própria conversa. Por exemplo, “/ pagamento”. A mensagem completa aparecerá, basta enviá-la.
Na hora de finalizar o pedido, também é possível usar um atalho com resposta rápida para dar as informações finais, você só vai precisar alterar o que muda de acordo com cada cliente, como o valor, tempo de entrega, etc.
Crie uma mensagem automática para enviar quando você estiver ausente.
Assim, quando o cliente entrar em contato com você, mas, neste caso, fora do horário de atendimento especificado no perfil da empresa, ele receberá as informações necessárias.
O ideal nesta mensagem, é você agradecer o contato e informar o horário de funcionamento.
Além disso, você pode aproveitar para tentar vender em outro momento, deixando o link com o seu cardápio e perguntando se o cliente não deseja fazer um pedido em um momento em que o estabelecimento esteja funcionando.
Após finalizar a venda, não se esqueça do seu cliente por completo, principalmente se for um novo cliente. Crie um atalho para essa mensagem de pós venda, nela você pode perguntar o que o cliente achou do atendimento e do pedido, além de informar promoções e novidades.
O Chatbot (automação dentro do WhatsApp) é uma solução que automatiza os processos de mensagens automáticas. Exige que seus clientes respondam um questionário até que o pedido seja finalizado, inteiramente no aplicativo de mensagens.
Mas, existe uma grande desvantagem do Chatbot, que é o fato de que ele acaba dando uma sensação muito artificial e muitos clientes não gostam ou se adaptam a isso. Sem falar que passa a impressão de que ele está falando com um robô.
Pois é, com a WhatsMenu esse processo é completamente diferente. Nosso sistema busca trabalhar com um atendimento humanizado e específico para o cliente.
Ele é o que há de mais moderno, uma Aplicação Web que trabalha de forma automática captando os pedidos do seu WhatsApp, Facebook ou Instagram.
O seu cliente não vai precisar baixar nenhum aplicativo e nem mesmo fazer nenhum tipo de cadastro.
A nossa tecnologia permite que o seu cliente tenha acesso ao seu cardápio digital e através dele possa fazer o pedido e recebê-lo em casa sem precisar fazer cadastro ou algo do tipo.
É isso mesmo, nós te oferecemos praticidade e agilidade com apenas um clique!
São apenas 4 passos:
O WhatsMenu veio para fazer com que você pare de ser refém desses aplicativos de entrega e consiga melhorar ainda mais o uso que você faz do Whatsapp.
Isso tudo vai te dar ainda mais agilidade e praticidade, sem falar em economia. Afinal, você não vai mais precisar ficar contratando pessoas para cuidar do seu atendimento.
Você percebeu que o que parecia bom pode ficar ainda melhor? Pois é, mas sabe o que é mais interessante nisso tudo? O investimento que você vai precisar fazer.
São apenas R$49,90 por mês, para que você possa ter acesso a todas estas comodidades e assim poder reinventar o seu negócio, além de lhe permitir lucrar muito mais.
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