Você quer saber como criar um cardápio de lanchonete campeão de vendas? Então você está no lugar certo!
Sim, nós sabemos que a montagem de um cardápio não é uma tarefa tão simples…
Ao contrário do que muitos pensam, essa demanda requer bastante trabalho, tendo em vista que não basta somente listar os itens oferecidos na lanchonete e adicionar os preços.
É necessário pensar na estratégia perfeita para que essa ferramenta seja capaz de vender mais.
Por utilizar bastante da criatividade, os cardápios das lanchonetes podem ter diversos modelos, desde que sejam interessantes o suficiente para atrair a atenção do cliente de maneira positiva.
Ainda não existe uma fórmula mágica para criar um cardápio ideal para a sua lanchonete pois cada negócio conta com as suas necessidades.
Entretanto, existem algumas dicas que são universais e que todos os gestores podem seguir para ter um cardápio campeão!
E aí, ficou curioso(a) e quer saber como montar aquele cardápio que deixa o cliente ansioso e na expectativa do pedido?
Então, continue a leitura desse artigo e acompanhe nossas dicas valiosas!
A organização do cardápio é um dos principais pontos que você deve se atentar, por isso colocamos em primeiro lugar esse tópico.
Com uma distribuição harmoniosa dos produtos segmentando-os em categorias, o seu cliente terá uma maior facilidade para escolher o que comprar.
Cardápios sem a divisão por categoria pode fazer com que o seu cliente se sinta confuso e até mesmo desista de comprar com você.
Quem não ficaria irritado estando diante de dezenas de opções sem conseguir formular uma ordem lógica para realizar o pedido?
Com certeza essa não é uma experiência interessante.
Por isso, o ideal é que o seu cardápio conte com as principais categorias, como: lanches, bebidas, sobremesas e porções, por exemplo.
Dessa forma, o seu cliente poderá encontrar o que procura de forma muito mais fácil, facilitando a finalização da compra.
As promoções são importantes gatilhos de vendas, essa é uma forma de chamar a atenção dos clientes e influenciá-los nas decisões de compra.
Bem, mas para que todos saibam dessas promoções, elas precisam estar em um local visível, certo?
Tem um lugar melhor do que uma área exclusiva no cardápio?
O cardápio é justamente o local onde os seus clientes estarão buscando o que comprar, por isso, vale a pena criar um local especial para adicionar as ofertas.
Para as promoções é interessante que elas estejam destacadas e isso pode ser feito de forma muito simples e prática.
Basta diferenciar alguns detalhes, departamento só das promoções no início, fotos bem bonitas, letras chamativas e pronto, surge aí mais essa oportunidade de vender mais!
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Essa é uma frase bastante famosa, não é mesmo?
Quando se trata de lanchonetes, as fotos serão o ponto X do seu cardápio.
Por isso, a dica aqui é investir em fotos de câmeras profissionais ou até mesmo com o auxílio de um fotógrafo do ramo, para deixar os seus produtos mais atraentes.
Além das fotos, aposte em uma descrição bem escrita, para chamar a atenção dos clientes para o seu produto.
Seja para um cardápio impresso, aplicativo ou site, as fotos tornaram essas páginas mais agradáveis e atraentes para os clientes.
Consequentemente, as suas vendas podem crescer!
Escolher, pedir e pagar o pedido pelo celular é uma das comodidades mais amadas pelos clientes que são adeptos ao delivery.
Além disso, o pagamento online aumenta a segurança tanto para o seu cliente quanto para você e ainda agiliza a entrega!
Quando não precisamos tocar em células ou até mesmo passar o cartão fisicamente, a sensação de que se está gastando é bem menor.
Consequentemente, ele passará a consumir mais no seu negócio, mesmo que de maneira inconsciente.
O cardápio campeão é aquele que tem sucesso de vendas, correto? Se você deseja vender mais, nada como instigar o seu cliente a consumir mais.
Nos modelos digitais de cardápio existe uma funcionalidade bastante interessante para esse fim, entre eles, o módulo de adicionais e complementos.
Essas perguntas personalizam o pedido e incentivam o cliente a pedir mais itens do seu cardápio.
Então, por exemplo, as perguntas que podem aparecer para o seu cliente podem ser algo como “Deseja bebida?”, “Deseja sobremesa?”, “Deseja molho extra?”
Essa estratégia no seu cardápio é coringa, tendo em vista que as perguntas induzem o seu cliente a comprar mais, aumentando assim o ticket médio do seu negócio.
Quem não gosta de receber descontos na hora da compra? Todo cliente se sente feliz quando isso acontece!
No seu cardápio você deve oferecer opções de cupons de desconto para atrair a atenção e cativar o cliente.
Para dar aquele upgrade e ter mais resultados, a dica aqui é divulgar as ofertas nas redes sociais da sua lanchonete.
No cardápio online da sua lanchonete você pode ativar a opção da entrega agendada.
Dessa forma, você terá a liberdade para vender a qualquer momento, visto que o cliente pode agendar seu pedido para ser entregue quando a loja estiver disponível.
Com isso, os seus entregadores não dão viagem perdida, visto que os clientes agendam para um momento que podem receber.
Por último e não menos importante, para ter um cardápio campeão, é necessário que ele tenha um design diferenciado, para ser lembrado!
Por isso, a personalização é um fator importante no momento da criação do cardápio.
Seja online ou impresso, o seu cardápio precisa estar de acordo com o estilo e proposta do restaurante.
Outro ponto de atenção são as fontes, elas não podem ser pequenas demais e nem exageradamente grandes.
Esse equilíbrio é necessário tendo em vista que tanto os jovens quanto idosos estarão em contato com o seu cardápio.
Diante dessas necessidades, o modelo do cardápio da WhatsMenu contém fontes que podem ser facilmente lidos.
Além disso, o slogan da sua lanchonete precisa estar presente no cardápio, em uma posição estratégica, para que todos se lembrem do seu restaurante.
Por isso, você através do WhatsMenu você pode adicionar esse elemento do seu restaurante para personalizar o cardápio do seu negócio.
No decorrer do texto citamos em alguns momentos sobre o cardápio digital, mas você sabe exatamente sobre o que se trata?
O cardápio digital é uma inovação tecnológica recente, mas que já faz sucesso em muitos restaurantes, bares e lanchonetes ao redor do mundo e no Brasil.
Com o cardápio digital, os clientes podem escolher suas bebidas e pratos com mais autonomia e flexibilidade dentro e fora dos estabelecimentos.
Uma das principais formas de acessar os cardápios digitais é através do QR Code, uma tecnologia que redireciona o consumidor para um link específico da sua lanchonete.
Para ocorrer o redirecionamento, o cliente deve direcionar a câmera do seu celular para o código.
Ficou curioso para saber como funciona na prática um pedido utilizando essa tecnologia?
Veja só o passo a passo do acesso ao cardápio com QR Code:
Interessante, não é mesmo?
Com o Whatsmenu você tem acesso a uma plataforma completa de atendimento, com a possibilidade de personalizar o seu cardápio de acordo com o padrão de design da sua lanchonete.
E sabe o melhor? O WhatsMenu conta com uma gestão integrada!
Os pedidos realizados online pelos seus clientes são direcionados diretamente para a cozinha da sua lanchonete.
Com a automatização inteligente, a nossa solução oferece aos clientes uma abordagem mais humana, garantindo um atendimento de excelência.
Não deixe os seus clientes esperando para serem atendidos, resolva esse problema com o Whatsmenu!
Crie conosco um cardápio digital para que o seu público tenha todas as informações de forma facilitada!
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