Abrir o WhatsApp e enviar uma mensagem para o restaurante ou lanchonete e receber os pedidos em casa é um dos maiores prazeres do brasileiro.
Nessa realidade, vivemos em uma fase de crescimento exponencial da adoção dessa ferramenta por parte dos empresários que desejam ampliar o canal de vendas das suas lojas.
O boom do delivery surgiu graças ao momento da pandemia do coronavírus, que acelerou o processo de digitalização dos processos, inclusive o pedido de comida.
No Whatsapp os clientes têm acesso mais prático e rápido ao restaurante, sendo muitas vezes até mais interessante para o cliente do que utilizar outros aplicativos que precisam baixar, como o iFood, Rappi, aiqfome e UberEats.
Através do aplicativo de mensagem instantânea o cliente pode informar o que deseja quantidade, o que adicionar ou retirar, o endereço de entrega e forma de pagamento, tudo isso diretamente com o atendente.
Isso pode ser uma comodidade maior, porém quando o volume dos pedidos é grande, esse modelo de atendimento se torna uma verdadeira dor de cabeça.
Nessa realidade, com o avanço da tecnologia, hoje existem maneiras mais fáceis de passar todas estas informações até a cozinha sem fazer confusão.
Quer descobrir como não sofrer com a sobrecarga dos atendentes?
Então, continue a leitura desse artigo e saiba como automatizar os pedidos pelo WhatsApp com uma ferramenta sucesso de mercado: O WhatsMenu.
Você não vai querer mais perder nenhum pedido, não é mesmo?
Então, acompanhe o artigo e fique por dentro!
Dentre os aplicativos de mensagem, o WhatsApp é o mais utilizado pelos brasileiros.
Diante dessa presença massiva, os estabelecimentos passaram a utilizar essa ferramenta para se comunicar com os seus clientes, especialmente para receber pedidos.
Através do WhatsApp Business o estabelecimento se torna mais próximo do consumidor, facilitando o gerenciamento das vendas e o melhor: é de graça!
Para dar conta do atendimento inicial do cliente o WhatsApp Business permite a automatização através do envio de mensagens automáticas.
Dessa forma, os donos de negócios têm um “desafogamento” inicial para conseguir dar conta do volume alto de mensagens.
Esse é apenas um dos recursos que torna o WhatsApp Business o favorito entre os empreendedores.
Vejamos agora outros pontos positivos do uso dessa ferramenta.
O WhatsApp Business foi feito para negócios, por isso, o seu layout e recursos é totalmente estruturado para auxiliar empreendedores na comunicação com o cliente.
Apesar de ser uma ferramenta para negócios, o WhatsApp Business é gratuito e permite que você possa utilizá-la no mesmo aparelho celular que usa o seu Whatsapp normal (utilizando um número diferente).
Além disso, a versão está disponível tanto para usuários Android quanto para usuários iOS.
Trouxemos aqui o que você tem a ganhar ao utilizar o WhatsApp Business para os seus pedidos.
O seu negócio pode ser apresentado através do WhatsApp, tendo em vista que a ferramenta possibilita a inserção de diversas informações, como horário de funcionamento e endereço físico.
Além disso, nessa versão você pode adicionar um pequeno texto apresentando sobre seus produtos e até mesmo deixar o link do seu perfil em outras redes sociais.
O chatbot do WhatsApp Business permite que você crie uma saudação para iniciar uma conversa com os seus clientes.
Geralmente, os restaurantes e lanchonetes inserem informações de como realizar os pedidos e pergunta ao cliente se o mesmo deseja ter acesso ao menu.
Implemente no número do seu negócio a opção de cardápio digital, que permite que o seu cliente veja todas as possibilidades de pedido do seu negócio de maneira mais eficiente.
Por último e não menos importante, é possível realizar o redirecionamento dos seus clientes para o WhatsApp com apenas um clique no seu perfil nas redes sociais.
Então, por exemplo, você pode inserir o link na bio do seu Instagram e, ao clicar, o seu cliente será enviado diretamente para o WhatsApp para conhecer o cardápio e realizar o pedido.
Como você viu acima, o WhatsApp Business apresenta suas vantagens, em especial, para os clientes, que amam comodidade e atendimento rápido.
Entretanto, os donos dos estabelecimentos não sentem tanta praticidade, tendo em vista o dispendioso tempo que é necessário para atender a todos os pedidos.
Mas você deve estar pensando: E o chatbot, ele já não resolve tudo?
Não! O bot do WhatsApp Business permite que você promova um atendimento automático inicialmente.
Porém, é necessário a disposição de atendentes para enviar cardápio, enviar preço, repassar as informações para o sistema e até mesmo aguardar o cliente que demora para responder.
Além disso, outro problema que pode surgir é justamente erros no momento do registro de pedidos, visto que o processo é totalmente manual.
Consequentemente, o proprietário do negócio acaba tendo um no final do mês um alto custo operacional.
Para quem está começando e conta com um volume controlado de pedidos, pode ser que o WhatsApp Business com suas ferramentas essenciais funcione bem.
Entretanto, para negócios maiores é inviável manter esse canal de atendimento em horários de pico.
Calma, você não precisa abrir mão do WhatsApp Business se o seu negócio for grande. Muito pelo contrário!
Com a ajuda de softwares de automatização específicos essa ferramenta se torna um poderoso canal de vendas.
Então, se você não deseja ter que anotar pedidos à mão dando margem ao erro, ter atraso na cozinha ou clientes reclamando no seu Whatsapp, a sua ajuda chegou e ela se chama WhatsMenu!
A uma altura do campeonato em que a exigência por praticidade é gigantesca, ter que fazer um cadastro para realizar um pedido é uma tarefa para lá de chata para o cliente.
Ou pior, ter que baixar o aplicativo do seu restaurante para poder fazer o pedido. Essa é realmente uma frustração que os seus clientes precisam passar.
Isso não é mais necessário com a adoção da solução WhatsMenu. Ele é o que há de mais moderno, uma Aplicação Web que trabalha de forma automática captando os pedidos do seu WhatsApp, Facebook ou Instagram.
Com o WhatsMenu o atendimento do seu cliente é humanizado, rápido e prático, com acesso ao seu cardápio digital.
Através dele fazer o pedido e receber as delícias do seu restaurante sem fazer muito esforço.
Com o WhatsMenu, em horários de pico nunca mais haverá erros nos pedidos, nem mesmo mais gastos com atendimento.
Outro ponto interessante é que resolvendo tudo com o WhatsMenu não será necessário se render aos aplicativos de delivery que tomam entre 12 e 30% do seu lucro.
Achou interessante o WhatsMenu e ficou curioso (a) para saber como fazer pedidos por WhatsApp utilizando essa ferramenta?
Veja só como é fácil e acontece em apenas 4 passos:
Pronto! Agora é só fazer e entregar.
Simples e prático, não é mesmo?
Achou a solução interessante?
Veja só tudo o que o seu negócio terá direito ao investir somente R$49,90 por mês:
Todos os seus pedidos são automaticamente direcionados para a impressora do seu balcão ou da sua cozinha.
Faturamento mensal, diário e pedidos são disponibilizados nos relatórios da nossa solução.
Precisando de qualquer apoio técnico, a equipe do WhatsMenu está preparada para te atender todos os dias das 9:00h às 18:00h.
As suas taxas de entrega podem ser personalizadas por você de acordo com os bairros ou por distância.
Inclua, modifique ou retire todas as informações sobre os seus produtos de acordo com a sua necessidade.
O sistema envia para o cliente através do WhatsApp o andamento do pedido.
Uma vez preenchidas, as informações do seu cliente ficarão salvas para o próximo pedido, agilizando ainda mais o atendimento.
Abertura e fechamento automático do cardápio.
Através do Qr Code os seus clientes podem visualizar o cardápio do seu estabelecimento de maneira rápida e simples.
Adicione diversas formas de pagamento, como dinheiro, débito, crédito, vale refeição e alimentação, pix e Picpay
Pause um produto que não esteja disponível e reative quando repor.
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