Você sabe a maneira correta de como organizar rotas de entregas delivery?
Sem dúvidas, elaborar um roteiro de entrega no seu delivery é fundamental para garantir a eficiência do frete e o sucesso do seu restaurante.
No processo de organizar as entregas, o gestor do restaurante precisa se atentar na organização da produção dos pedidos, disponibilidade dos entregadores e na rota de entrega.
O serviço de entrega é uma parte essencial para o funcionamento do seu restaurante, por isso, essa etapa precisa ter a atenção devida, para proporcionar experiências de excelência para os seus clientes.
Nessa realidade, quando ocorre o planejamento correto das rotas de entrega delivery o cliente terá um tempo de espera reduzido.
Consequentemente, com uma maior satisfação, as suas vendas podem ser aumentadas!
E aí, quer saber como organizar as rotas de entrega delivery do seu restaurante com dicas super importantes?
Então, continue a leitura desse artigo e descubra como colocar em prática as melhores estratégias!
A rota de entregas nada mais é do que o percurso que o seu entregador faz para levar um ou mais pedidos ao destino.
A rota de entrega inclui desde a saída do entregador do restaurante até o seu último destino da viagem.
No momento de definir a rota de entrega, deve ser priorizado os trajetos com menos obstáculos, de forma que a entrega seja mais rápida.
A organização das rotas de entrega oferece diversos benefícios para o seu negócio, entre eles, podemos citar:
A partir do momento que o seu estabelecimento conta com deliverys orientados por rotas otimizadas a sua frota não perde tempo tentando entender qual o melhor caminho.
Afinal, eles já saberão a ordem de todos os pontos de parada, evitando dar voltas desnecessárias.
As rotas devidamente organizadas evitam que cargas erradas sejam entregues ou perdidas.
Outro ponto é que essa é uma das principais formas de não atrasar na entrega dos pedidos.
Aumentar retorno financeiro
Com uma rota organizada a sua frota diminui o percurso, reduzindo assim o investimento em gasolina que, como sabemos, hoje está a preço de ouro.
Ao reduzir o tempo de entrega, o seu restaurante poderá ter as expectativas atendidas em relação aos prazos e, se bobear, as entregas chegam até mesmo antes do tempo estipulado.
Agora que você entende a relevância de organizar as rotas de entrega delivery, vejamos agora algumas dicas de como fazer isso na prática:
Para iniciar a organização das rotas da sua frota, o primeiro passo é realizar o planejamento agrupando as paradas mais próximas.
Dessa forma, você otimiza os percursos realizados. Afinal, é possível fazer um carregamento maior percorrendo menos.
Além disso, você ainda economiza com os custos de percursos que poderiam ser repetidos caso não houvesse o agrupamento.
Para economizar tempo, muitos profissionais da área recomendam que as entregas se iniciem a partir do ponto mais distante da rota.
Depois, o motoboy entregará nos locais mais próximos. O ideal é realizar o agrupamento conforme orientação do tópico anterior.
Muitos empreendedores ignoram esse detalhe, mas o transporte do pedido é uma das etapas mais arriscadas do delivery.
Isso porque, no trânsito violento brasileiro, as chances de acidentes e roubos são bem altas.
Nessa realidade, é fundamental realizar uma análise e gerenciamento de riscos.
Essa gestão pode ser feita organizando rotas de entregas que priorizem caminhos menos perigosos, desviando o motorista dos pontos críticos da cidade.
Para conseguir se adaptar a realidade de consumo e pedidos dos seus clientes o ideal é que as rotas de entrega sejam revistas semanalmente.
Dessa forma, pode ser revisado os percursos que não são tão eficientes assim, de modo a melhorar as metas de entregas.
Para ter sucesso nas suas entregas não basta realizar somente a organização das rotas.
Também é necessário se ater a pontos como o veículo correto, os horários de entrega e o tipo de carregamento, por exemplo.
Vejamos detalhes sobre cada um desses itens:
É fundamental escolher o veículo correto para as suas rotas de entrega, levando em consideração o tipo de mercadoria que o seu estabelecimento comercializa.
Além disso, é preciso se ater a estrutura do local, se ele comporta o tipo de veículo de entrega da sua empresa.
Vale a pena também ler sobre a legislação local, para verificar se o trânsito do veículo é permitido.
Quando a rota não é planejada, o seu motorista será obrigado a criar um plano B emergencial que, muitas vezes, pode comprometer a rota de entrega.
O estudo das normas e locais de parada do perímetro que ocorre às suas entregas é fundamental para que a sua frota não sofra penalizações.
Então, por exemplo, na grande São Paulo, existe o rodízio de placas nos horários de pico, caso o motorista passe por radares nestes horários, com o final de placa não permitido, levará multa.
Além disso, existem diversos locais que existem restrições nos horários de entrega, entre eles, os condomínios e estabelecimentos comerciais.
Nessa realidade, caso o entregador chegue em um horário não permitido, ele deverá voltar com a entrega, desperdiçando assim tempo e dinheiro.
Pode parecer trivial, mas a forma como as embalagens são organizadas na mochila de entrega faz muita diferença no momento da entrega.
Saber como organizar o carregamento de forma que o mesmo seja ordenado de acordo com as rotas de entregas reduz as chances de erro.
Além disso, quando os pedidos são devidamente embalados e bem armazenados na bolsa de entrega, eles suportarão aos tombos no decorrer do percurso.
As evoluções tecnológicas estão presentes em diversos setores, sendo fundamentais para otimizar a infraestrutura de vários processos, inclusive na entrega.
Com as ferramentas certas, os gestores podem selecionar as melhores rotas, reduzindo gastos com combustível, desviando de trânsitos intensos, vias com condições precárias e pedágios, por exemplo.
Quer conhecer algumas das ferramentas mais utilizadas? Veja só quais são esses facilitadores:
O GPS não é uma tecnologia nova, desde muitos anos esse recurso acompanha a humanidade.
Entretanto, com a maior disponibilidade de dados, as funções dessas ferramentas se tornaram mais eficientes, facilitando o mapeamento da rota e localização dos endereços.
Entre os mapas digitais mais conhecidos posso citar o Google Maps e o Waze.
Essas duas plataformas informam diversos itens, detalhes e fatores do percurso.
Utilizando o Google Maps, por exemplo, seu entregador tem acesso a visualização dos pontos de congestionamento, radares, limites de velocidade, ocorrência de obras, acidentes e caminho mais rápido.
Outro ponto interessante é que esses mapas digitais permitem que os gestores acompanhem os entregadores em tempo real.
Para que os pedidos cheguem nas mãos dos entregadores para finalmente serem entregues aos clientes, você precisa ter uma excelente gestão dos pedidos, certo?
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