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Como ter um Facebook e Instagram que atraia clientes e faça vendas

As redes sociais são grandes aliadas de empresas que oferecem o serviço de delivery. No topo da lista, estão o Facebook e o Instagram, pois são os sites de relacionamento mais populares e, desse modo, os que merecem maior atenção.

E se você deseja saber como ter um Facebook/Instagram que atraia clientes e faça vendas, continue lendo este artigo e confira as dicas presentes nos tópicos a seguir.

• Importância das redes sociais nas vendas
• Dicas de conteúdo que ajudam a vender no delivery

Importância das redes sociais nas vendas

Antes de conhecer as principais dicas para vender mais com a ajuda das redes sociais, é importante entender a razão de investir nesses canais de comunicação com o seu público-alvo. Saiba que além de muito populares, esses sites permitem uma maior interação com os clientes em potencial do seu delivery.

A interação é um ponto chave na hora de atrair clientes para o seu negócio e, nas redes sociais, isso pode ser feito com a publicação de conteúdos que ajudem na aproximação com o público. Seja por meio de posts divertidos, seja através de post informativos.

E como esses sites são amplamente usados nos celulares, ao publicar nas redes sociais, é possível que os seus clientes em potencial vejam o post o quanto antes. Se você investir nesse tipo de estratégia, postando sempre nos momentos mais adequados do dia, então, as suas vendas podem aumentar.

Dicas de conteúdo que ajudam a vender no delivery

Agora, confira as principais dicas de como ter um Facebook/Instagram que atraia clientes e faça vendas:

• Invista em imagens de qualidade
Inclusive no Instagram, que é uma rede social com foco nas imagens, é essencial estar atento à qualidade das fotos dos posts. O mesmo serve para o Facebook, portanto, deixe a foto com alta resolução para que possa ser bem visualizada, mas evite que fique pesada demais a ponto de prejudicar a publicação.

Da mesma forma, monte um cenário adequado para mostrar o seu produto. O fundo pode ser branco ou haver elementos que combinem com a postagem. O mais importante é que receba a iluminação apropriada e, se for um alimento, que deixe o público com água na boca.

• Seja criativo ao mostrar os seus produtos
Na hora de mostrar o seu produto nas redes sociais vale a pena usar a criatividade. Mesmo que o alimento esteja bem elaborado e apetitoso, você pode inovar nas publicações para que elas não fiquem sempre iguais.

Se combinar com o delivery e com o seu público, é possível fazer uma montagem engraçada, incluir balões de diálogo, animações e outros recursos para chamar a atenção do consumidor.

• Tenha uma frequência nas postagens
Mais uma dica de como ter um Facebook/Instagram que atraia clientes e faça vendas é publicar conteúdos de forma periódica. Afinal, de nada adianta postar conteúdo uma vez por semana se o seu delivery funciona todos os dias.

Por outro lado, não é preciso publicar várias vezes ao dia, o que pode prejudicar a sua estratégia de marketing. O melhor é avaliar uma frequência adequada para promover os seus produtos.

• Mantenha o cliente sempre bem informado
Além de chamar a atenção do seu público, os posts nas redes sociais servem para deixar os clientes sempre bem informados a respeito da sua empresa. Nesse sentido, você pode usar os sites de relacionamento para informar sobre o horário de atendimento do delivery, inclusive, se houver uma mudança.

De modo similar, é o canal certo para avisar que a empresa vai funcionar no feriado ou qualquer outra informação que o público deve saber.

• Ofereça descontos e faça promoções
Devido à proximidade que as redes sociais permitem a sua empresa ter com o público, é o lugar perfeito para divulgar descontos e fazer promoções. Inclusive, se você pretende fazer uma promoção relâmpago, já que, em geral, as pessoas acessam esses sites várias vezes ao dia.

Quanto a descontos e promoções, seja criativo e promova ações que ajudem a fidelizar os seus clientes, como na compra de X unidades de um produto, o próximo é gratuito. Essa estratégia é ideal ainda quando é preciso queimar o estoque antes que passe da validade.

• Dê destaque aos seus lançamentos
Outra dica de como ter um Facebook/Instagram que atraia clientes e faça vendas é destacando novos produtos, que são lançados pelo seu delivery. Pelas redes sociais, é possível dar a eles o destaque que você quer e fazer com que se tornem conhecidos em pouco tempo.

Aliás, lançar novidades periodicamente é também uma dica para conquistar o seu público e promover mais vendas. Então, use a criatividade para lançar novos produtos, novos sabores e novas combinações que atendam às necessidades do seu público-alvo.

• Utilize uma linguagem próxima e informal
As redes sociais são os melhores canais para manter uma comunicação mais informal com o seu público. É também por esse motivo que contribuem com a aproximação do seu público. Mas para que dê certo essa estratégia é importante conhecer o perfil dos clientes.

Com isso, você consegue usar a linguagem apropriada, na qual podem ser incluídas gírias, por exemplo. Por outro lado, evite o excesso de informalidade, a fim de não correr o risco de prejudicar a seriedade do seu delivery.

• Crie publicações com a cara do seu público
Conhecer muito bem o público-alvo no seu negócio oferece mais uma vantagem, que é deixar os posts com a sua cara. Para que isso seja possível, mais do que falar a sua língua, é preciso criar publicações na medida certa, que encantem e divirtam os seus clientes em potencial.

Acompanhar os feedbacks do público é outra maneira de saber o que se passa pela sua cabeça e contribuir com a criação de conteúdos que o interesse. Então, fique atento ao que as pessoas dizem em cada post, se compartilham, curtem e usam outros recursos para demonstrar a sua opinião.

• Mostre depoimentos positivos
Como ter um Facebook/Instagram que atraia clientes e faça vendas consiste ainda em publicar depoimentos dos seus clientes. Essa estratégia ajuda a sua empresa a ganhar a credibilidade e a confiança, em especial, de novos clientes.

Referências são muito bem-vindas, por isso, garanta que os clientes tenham uma experiência satisfatória com o seu delivery. Assim, são maiores as chances de fazerem propaganda positiva da sua empresa. Lembre-se que o “boca a boca” é ainda uma das formas de propaganda mais eficazes.

• Faça publicações inspiradoras
De acordo com o perfil do seu público, posts inspiradores são outras formas de conquistar mais consumidores para o seu delivery. Exemplo são as mensagens positivas, imagens fofas, poemas, etc. Você pode usar a imaginação para combiná-las com a apresentação dos seus produtos.

Em tempos de pandemia do coronavírus, você pode apostar nas mensagens de esperança, lembrando da importância dos cuidados necessários e motivando as pessoas a se cuidarem. Até porque muitos clientes, que solicitam a entrega, fazem isso por estar bastante atentos às exigências do momento.

• Lembre-se das datas comemorativas
Mais uma estratégia para gerar vendas no seu delivery é retendo e fidelizando clientes. Para tanto, é muito eficiente usar as datas comemorativas a fim de mostrar que você lembrou do seu cliente. Dessa maneira, é importante ter um cadastro completo com os seus dados.

Assim, você pode enviar mensagens especiais para as clientes que são mães no seu dia; para os pais; para as avós e os avós; etc. E claro, não se esqueça de desejar feliz natal, páscoa e demais datas festivas a todos os seus clientes. Essa dica pode até mesmo se combinar com as promoções e descontos.

• Relacione os posts com o dia a dia dos clientes
Outra maneira de garantir uma maior aproximação com o seu público é associar o conteúdo das publicações nas redes sociais com o dia a dia dos seus clientes. Você pode fazer referências a eventos como os jogos de futebol, shows musicais, olimpíadas, etc.
Publicações que lembrem que está chegando a hora do almoço, do jantar ou mesmo do lanche da tarde, aliás, podem ser bem persuasivas e fazer com o que o seu cliente queira chamar o seu delivery.

Conhecer o seu público vai ajudar a identificar quais as relações que podem fazer mais sentido para eles e, assim, contribuir com essa estratégia. Isso promove ainda a interação do público, já que é bem possível que eles façam comentários e curtam o seu post.

• Divulgue as ferramentas usadas para o delivery
A última dica de como ter um Facebook/Instagram que atraia clientes e faça vendas é divulgar como a sua empresa realiza as entregas. Caso você trabalhe com ferramentas diferenciadas de delivery, sempre deixe isso em evidência, explicando como funciona para o cliente fazer o seu pedido.

Hoje em dia, com o grande número de negócios que apostam nas entregas para conquistar novos clientes, é essencial mostrar um diferencial de mercado. E para ajudar com essa estratégia, existem aplicativos que funcionam nas redes sociais para tornar mais eficiente o seu atendimento.

brunna

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