O marketing digital para restaurante com delivery é fundamental, pois além de aumentar a divulgação do restaurante, contribui para expansão do negócio com estratégias que focam na ótima experiência de compra do consumidor.
O crescimento da empresa nesse ramo de delivery deve ter foco em ações que proporcione um bom destaque da empresa entre os concorrentes e conserve a relevância e lucratividade do negócio.
O marketing digital auxilia a empresa por meio de ações e estratégias para usar em canais de comunicação na internet, por exemplo, as redes sociais, sites de buscadores, e-mail e aplicativos.
Assim, com metodologias para delivery bem aplicadas, será possível aumentar o número de vendas, atraindo novos clientes constantemente e aperfeiçoando as experiências de compras deles para que se fidelize ao seu negócio.
Para isso, o WhatsMenu preparou algumas dicas e estratégias fundamentais de marketing digital que seu restaurante com delivery não pode deixar de executar. Siga a leitura e aproveite!
Dicas de marketing digital para restaurantes com delivery
Confira abaixo algumas dicas que fará seu restaurante aumentar o número de vendas com as táticas do marketing digital essenciais para um delivery eficiente:
Ofereça métodos de pedido online
Uma das principais estratégias para melhorar seu delivery é oferecer formas de pedido online.
Isso porque com o aumento da demanda de pedidos por meios digital, é fundamental que seu restaurante ofereça tanto o pedido quanto a forma de pagamento online.
Esse processo otimiza o tempo do cliente e da empresa, pois o consumidor fará o pedido mais rápido e com mais facilidade, além de oferecer uma segurança maior no processo de compra.
Para realizar esse processo com eficiência, o serviço do WhatsMenu é indispensável, pois contribui para a praticidade dos pedidos, reduz as possibilidades de erros na compra e otimiza o trabalho de todos na empresa.
Invista em imagens de qualidade
Os conteúdos visuais de qualidade é outra dica para um marketing digital eficiente, pois é essencial para todas as empresas, principalmente as que trabalham no ramo da gastronomia.
Então, mais do que ter uma presença firmada nas plataformas digitais, é necessário ter qualidade em todos os conteúdos que sua marca entrega para o público.
Uma imagem de alta resolução, pensada no intuito de transmitir uma mensagem direta e positiva para seus clientes, é possível com os diversos recursos disponíveis no mercado.
Isso não significa fazer um investimento altíssimo em fotografias e vídeos, mas que uma verba interessante é necessária para que tenha um conteúdo audiovisual de qualidade para a divulgação do seu restaurante nas mídias.
Mesmo que os preços já sejam atrativos, a imagem do produto também deve ir muito além, pois é o que faz o cliente desejar o produto e conhecer seu restaurante, desde o espaço até os pratos servidos.
Ofereça um atendimento omnichannel
O atendimento Omnichannel, também chamado de “múltiplos canais” é uma forma de permitir aos clientes que escolham a maneira que preferem o atendimento entre as diversas opções que a empresa disponibiliza.
Ou seja, o restaurante pode oferecer atendimento por plataformas de delivery, pelo WhatsApp, por telefone ou outras redes sociais e canais de atendimento.
Uma das principais características do atendimento omnichannel é que as informações do cliente estão disponíveis, independente do canal que ele escolha, e isso facilita bastante o contato da empresa, o sanar de dúvidas e o acompanhamento do pedido.
A tendência de marketing para delivery é que a empresa ofereça uma experiência mais funcional e humana para os consumidores no processo de compra em sua empresa.
Tenha uma plataforma atualizada e responsiva
No setor de alimentação ter um site/ plataforma é além de ter informações básicas sobre a empresa, mas também pode indicar a qualidade do estabelecimento de acordo com o posicionamento online.
Caso o site/ plataforma seja mal planejada, mal organizada, que não passe por atualizações frequentes e não transmita um desejo de agradar os consumidores, o restaurante pode perder inúmeras oportunidades de vendas e fidelização.
Um site/plataforma responsivo é o que deve se adaptar bem à telas de celulares, visto que é um dos principais dispositivos de acesso à internet.
Tenha uma boa estratégia de relacionamento com o cliente
A excelente experiência do consumidor deve ser um dos principais focos de qualquer empresa, pois independente do ramo de atuação ou tamanho do negócio, ter uma boa estratégia de relacionamento com o cliente é indispensável.
Ou seja, não basta oferecer pratos saborosos e preços atrativos, também é necessário desenvolver um vínculo com as pessoas que consomem, com atendimento de qualidade também.
Essa estratégia de relacionamento pode ser por meio do desenvolvimento de um site ou a presença ativa nas redes sociais. Além de estar diretamente nos canais de atendimento, atentos aos feedbacks e prestando o suporte necessário aos clientes.
É importante entender que sua persona define quais são as plataformas que devem ser mais utilizadas para estreitar o relacionamento com o público no meio digital, o que também influencia no meio físico.
Crie um perfil no Google Meu Negócio
A presença nas mídias sociais tradicionais, com uso de hashtags, etc. é importante, porém além disso, é necessário investir na presença no canal mais importante, que é o Google.
Então, para isso você deve criar um perfil no Google Meu Negócio, onde seu restaurante terá todas informações e detalhes de forma simples em sua SERP.
Assim, caso algum usuário pesquise pelo nome do seu restaurante ou por alguma palavra-chave relacionada ao seu estabelecimento, ele receberá informações sobre sua localização e telefone para contato.
Desenvolva um conteúdo interativo (e criativo)
Criar uma interação com seus clientes é essencial para o marketing digital de seu restaurante com delivery, visto que as redes sociais são os principais canais utilizados para esse fim atualmente.
Sendo assim, faça publicações de conteúdos interessantes sobre seu mercado, seu produto, sobre sua empresa, de modo que fortaleça sua marca na memória deles, apresentando de modo personalizado, se possível, criativo.
Pois isso contribui para o engajamento da empresa e gera não apenas novas vendas de clientes antigos, como também atrai novos.
Também é importante que crie pesquisas sobre os produtos, solicite feedbacks, publique fotos e vídeos interativos e atrativos, assim terá uma presença fortalecida no meio digital.
Use tráfego pago
Criar anúncios patrocinados no Google e nas redes sociais, como no Instagram e Facebook também é uma excelente maneira de divulgação que proporcionará grandes resultados nos processos de cativação de cliente em seu mercado.
Por meio da inteligência artificial e dos dados de seu público-alvo, como a idade, localização, desejos, produtos que consomem, etc. é possível garantir que seus conteúdos irão aparecer para eles no feed ou nos stories sempre que propício.
Dessa forma, além de divulgar seu restaurante de delivery, também é possível divulgar as promoções exclusivas e incentivar o público a realizar um pedido. Melhor ainda se for um conteúdo interessante e atrativo, que o convença de imediato.
Faça presença ativa nos aplicativos de delivery
Ter um espaço físico pode ser seu desejo e prioridade, porém ter um serviço de entrega é fundamental para uma empresa, principalmente no setor culinário.
Dessa forma, seu estabelecimento deve estar presente ativamente nos aplicativos de delivery da sua região, além de ser mais simples do que investir e criar seu próprio aplicativo.
Então, busque compreender quais aplicativos são mais utilizados por seu público-alvo, quais os produtos mais consumidos e defina o cardápio, depois marque sua presença nesses canais de interação, compra e venda que seus clientes estão presentes.
Crie promoções e programas de fidelidade
Para aumentar o número de vendas é importante atrair os consumidores, e para isso, oferecer promoções e programas de fidelidade pode ser uma ótima opção.
Por exemplo, crie pratos e coloque produtos específicos em valores promocionais em cada dia da semana, assim o cliente saberá que na terça-feira, por exemplo, ele terá determinado produto que gosta para consumidor por um valor ainda melhor.
Já o cartão fidelidade é uma alternativa fundamental para o plano de marketing, pois conquista o cliente com a qualidade do produto e ele retorna frequentemente para atingir o “prêmio” pela fidelidade.
Esse programa pode ser por pontos, cupons online, brindes, etc.
Use o conteúdo gerado pelos clientes
Muitos clientes registram algo sobre seu estabelecimento, seja imagem ou vídeo. E isso é uma ótima maneira de divulgar seu restaurante, pois ao reutilizar esse conteúdo você estará fortalecendo o vínculo com seu consumidor.
Além disso, também estará mostrando que sua empresa está atenta ao que eles estão falando, e isso aumentará a credibilidade com o público que ainda não consome, gerará desejo de compra e maior fluxo de delivery.
Cardápio digital
Uma das maiores tendências no mercado digital de restaurante com delivery é o uso de cardápio digital, melhor ainda se for completo e atualizado constantemente.
Com o cardápio digital é possível disponibilizar um link para facilitar a interação com o consumidor e você pode gerenciar os pedidos de modo mais prático pela plataforma, atualizando os produtos mais rápido e otimizando o tempo de pedido.
Além disso, o cliente terá uma visualização e apresentação mais atrativa, o que pode contribuir para cativação deles, mostrando o melhor de seus produtos, com imagens de qualidade, onde é possível sentir o desejo do produto.
Usar cores e fontes que combine com sua marca, que facilite a leitura de todos os pratos, sobremesas e bebidas é essencial, pois produz uma otimização para o cliente, sendo mais acessível ao desejo deles.
Dessa forma, o cardápio digital é uma das melhores estratégias para o marketing digital de seu delivery, pois além de aumentar o número de clientes que gostam dessa praticidade, também facilitará o ambiente de trabalho dentro do restaurante.
O WhatsMenu possui uma plataforma fundamental para isso, onde atende todas as demandas de seu restaurante de modo interativo, atrativo e prático.
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