O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados no mundo, principalmente no Brasil. Hoje em dia, no entanto, ele oferece muitos mais recursos do que somente facilitar a comunicação através de mensagens. Através do WhatsApp os usuários podem enviar áudios, vídeos, imagens, fazer ligação por vídeo chamada, publicar fotos no status e muito mais. Dessa forma, para os usuários que são donos de algum empreendimento o aplicativo também oferece várias funcionalidades para facilitar a comunicação entre os clientes e a empresa. Por isso, confira mais neste artigo como fazer um menu automático no WhatsApp e deixe o atendimento do seu negócio mais dinâmico.
Entenda como funciona o atendimento pelo WhatsApp
O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados quando o assunto é comunicação pelas redes sociais. A facilidade de se comunicar por essa plataforma e as ferramentas oferecidas são o que fazem mais de 56% da população brasileira usar esse aplicativo desde 2017, como mostra os dados da Statista.
Nesse sentido, como mais de 100 milhões de usuários ativos no WhatsApp em 2020, é quase impossível pensar em um negócio que não atenda de alguma forma pela plataforma. Isso pode ocorrer tanto para marcar consultas, quanto para esclarecer dúvidas sobre o negócio, ou para informar os produtos servidos no estabelecimento.
Com isso, o aumento do uso do WhatsApp pelas empresas para comunicação com os clientes ao longo dos anos fez com que a marca criasse uma versão voltada para os empreendedores atenderem ao público. Assim, hoje em dia a versão WhatsApp Business já é utilizada por diversas pessoas.
Um dos grandes diferenciais dessas duas versões é que o WhatsApp oferece muitas ferramentas para facilitar a comunicação entre as empresas e os clientes. O que muitas pessoas não sabem é que existem diversos recursos que podem ajudar de forma mais prática no processo de atendimento da empresa, como a possibilidade de criar um menu com os produtos ofertados pelo estabelecimento.
Conheça as vantagens de instalar o WhatsApp Business para o seu negócio
No WhatsApp Business além do empreendedor poder usufruir de todos os recursos que já existem no WhatsApp Messenger (a versão de mensagens mais utilizada), ele pode usufruir de ferramentas próprias para agilizar os processos. Essa versão é disponibilizada para sistemas iOS (iPhone) e Android e permite que em um mesmo celular você possa colocar números diferentes em cada versão do aplicativo.
Nesse sentido, ao criar o perfil comercial você pode colocar informações principais sobre o seu negócio, como o nome do site, caso possua, localização, informações de contato, horário de funcionamento e muito mais. Além disso, um dos benefícios principais do WhatsApp Business é que você pode incluir mensagens automáticas para comunicação com os clientes.
Dessa forma, você pode criar mensagens para serem enviadas quando não estiver no horário de funcionamento, para recepcionar clientes e até mesmo criar mensagens automáticas com opções de serviços e produtos oferecidos pelo estabelecimento.
Além disso, a possibilidade de criar um menu pelo aplicativo com certeza é uma das coisas que mais chama a atenção para os empreendedores de restaurantes, bares e lanchonetes. Através dessa ferramenta, o cliente pode ter acesso ao cardápio de uma forma rápida, sem precisar se comunicar com o estabelecimento.
Como montar o cardápio no WhatsApp Business de forma eficiente?
A principal finalidade do cardápio é informar para os clientes os produtos ofertados no estabelecimento e os valores relativos a cada um. No entanto, esse processo não pode ser feito de maneira desleixada, e precisa ser muito bem pensado para atrair o interesse do cliente.
Dessa forma, ao montar o seu cardápio online ele deve ser elaborado pensando da mesma maneira. Buscar estratégias que chamem a atenção do cliente enquanto ele olha o menu dos pratos e bebidas do seu estabelecimento pode fazer com que ele até mesmo sinta vontade de consumir mais do que havia se programado.
Crie uma estratégia para estruturar o cardápio
Um dos principais requisitos para começar a montar o seu cardápio é pensar em como ele será estruturado. Afinal, quanto mais claro e organizado os produtos forem apresentados, mais facilmente o cliente poderá entender e avaliar o que ele deseja consumir. Assim, dividir as categorias de forma estratégica é fundamental nesse processo.
Selecione com cuidado as imagens para montar o menu automático no WhatsApp
Outro ponto que está muito relacionado com a eficácia do menu são as imagens escolhidas para fazer parte dele. Nesse sentido, é preciso dar uma atenção especial nesse item, visto que essa é a principal ferramenta visual do produto que está sendo exposto para o cliente. Dessa forma, investir em imagens de qualidade e atrativas é imprescindível para incentivar o cliente a consumir determinado produto.
Para isso, o ideal é que você contrate um profissional especializado em fotografia gastronômica. Assim, ele poderá realçar ainda mais os produtos e deixá-los mais interessantes aos olhos do cliente. Por incrível que pareça essa etapa ela é uma das mais importantes para incentivar que uma pessoa escolha determinado estabelecimento ao invés de outro.
Informações devem ser pensadas de forma atrativa e informativa
Por fim, no que tange as descrições dos produtos o recomendado é que ele seja feito de forma informativa e atraente. Com isso, indicar os ingredientes principais e algum complemento atrativo é importante para o cliente saber o que ele consumirá. Além disso, vale ressaltar a importância de não poder haver erros de português no cardápio, então esteja sempre atento a isso.
Aprenda como montar menu automático no WhatsApp
O menu automático é uma ferramenta que está disponível no WhatsApp Business, e, por isso, o primeiro passo para criar um para o seu negócio é fazer o download no seu celular. Depois disso você vai precisar fazer o cadastro rapidamente do seu negócio no aplicativo e, pronto, já pode começar a montar o seu cardápio automático no WhatsApp.
Dessa forma, você deverá entrar em “menu” e acessar as “configurações” do aplicativo. Depois disso, clique na opção “Configurações da empresa” e siga para o “catálogo”. Nesse espaço será apresentado um local para você começar a adicionar os seus produtos, junto com fotos e informações relevantes.
Nesse sentido, o aplicativo irá indicar que você preencha os campos obrigatórios, sobre descrição, link para compra e o código do produto. Depois de cadastrado e aprovado pela plataforma chegou a hora de enviar o catálogo para que seus clientes tenham acesso a ele.
Dessa forma, você deve clicar em “Ajustes” e logo em seguida “Ajustes da empresa”. Assim, ao selecionar a opção “Catálogo” você irá escolher quais itens deseja compartilhar e clicar em “Enviar” no final para quem quiser.
Automatização dos pedidos pelo WhatsApp Business
Além de disponibilizar o menu pelo WhatsApp Business, as mensagens automáticas também é uma outra ferramenta que busca ajudar na agilidade do atendimento. Nesse sentido, o empreendedor pode criar mensagens automaticamente no processo do ChatBot.
Para isso, o usuário deve entrar no WhatsApp Business e selecionar “Ferramentas comerciais” e clicar no serviço desejado. Assim, você pode criar mensagens de saudação, respostas rápidas para perguntas frequentes e enviar mensagens informando quando o estabelecimento está fechado.
Embora essa ferramenta seja importante para aumentar a agilidade do atendimento, ela pode causar uma sensação de distanciamento no cliente. Assim, esse sentimento artificial pode criar uma impressão muito robotizada do processo. Isso porque o tratamento pessoal e personalizado desde a primeira comunicação do cliente com a empresa pode fazer toda a diferença para oferecer uma melhor experiência.
Veja como a WhatsMenu pode ajudar a melhorar a qualidade e eficiência do seu atendimento fazendo um menu automático no WhatsApp
Nesse sentido, existem algumas opções para melhorar ainda mais esse processo. Com o WhatsMenu, o atendimento humanizado e personalizado garante maior eficiência na comunicação da empresa com os clientes. O processo é muito fácil, desde o primeiro contato do cliente até a impressão do pedido podem ser feitos em quatro passos.
Assim, ao fazer o contato com a loja, o cliente recebe uma mensagem automática bem estruturada que direciona para o cardápio digital da loja onde ele encontra todos os produtos que são ofertados de um jeito muito atrativo. Com isso, depois de navegar por todas as opções e escolher os itens que deseja, o pedido é enviado e chega diretamente no balcão ou na cozinha para começar a ser preparado.
Dessa forma, além de não precisar haver uma interação humana, o que otimiza bastante o tempo para a elaboração das outras atividades mais cuidadosamente, os clientes não precisam ficar aguardando por atendimento. Isso porque eles mesmos podem fazer os pedidos e enviá-los quando escolherem.
Benefícios do WhatsMenu para o seu negócio
Com a adoção desse processo os erros nos pedidos acabam, bem como nos pedidos perdidos. Ademais, serviços como criação de QR Code de cardápio virtual, banners para divulgação nas redes sociais, possibilidade de edição dos produtos que estão sendo ofertados em tempo real e muito mais podem ser encontrados com o WhatsMenu.
Isso tudo sem contar com o suporte durante todos os processos, bem como edição e manutenção das ferramentas ofertadas para criar um ambiente virtual que impulsione o seu negócio. Por isso, se você deseja aumentar ainda mais a comunicabilidade e agilidade no serviço, não pode deixar de conferir todos os benefícios do WhatsMenu.
Assim, além de levar muita inovação e tecnologia para o processo de atendimento ao cliente, você também pode facilitar o ordenamento interno do seu negócio e criar um ambiente de gestão propício para oferecer cada vez mais uma melhor experiência para os seus clientes.
Por isso, não perca a chance de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento do seu negócio e confira todos os serviços ofertados pela WhatsMenu!